Especialidades

Azia e má digestão podem ser aliviadas em casa. Descubra como!

Por Redação Doutíssima 04/08/2014

Você acabou de terminar uma refeição deliciosa, mas o seu estômago está se sentindo longe de satisfeito. O que começou como um desconforto, está se transformando em uma dor de estômago e queimação. Geralmente, a azia e má digestão são frutos de alimentos bem picantes, ricos em gordura ou, então, do hábito de comer muito rápido, em grande quantidade ou beber muito álcool e cafeína.

azia-e-má-digestão

Sinais de azia e má digestão podem surgir após ingerirmos alimentos gordurosos. Foto: Shutterstock

Conheça neste artigo mais sobre as causas da azia e má digestão e saiba como você pode tratar destes desconfortos no próprio conforto da sua casa.

Azia e má digestão aparecem por diversas razões

As razões pelas quais temos azia e má digestão podem ser divididas em quatro grupos: primeiro, quais os alimentos que você come; segundo, em razão da maneira como você os consome; terceiro, pela quantidade de líquidos que você ingere ao longo das refeições; e quarto, as doenças associadas ao aparelho digestivo.

Além disso, comidas com muitos temperos ou com elevada taxa de gordura, além do uso habitual de algumas substâncias, como o álcool e o fumo, assim como alguns remédios, como o ácido acetil-salicílico, são causas identificadas.

Mas porque estes hábitos resultam em azia ou mesmo em má digestão? O processo de digestão no estômago é feito com auxílio de um ácido, o chamado ácido clorídrico (HCL). Este ácido é bastante importante, já que é ele que ajuda o organismo a quebrar as moléculas dos alimentos

Porém, o nosso estômago não conta somente com ele, já que tem uma proteção natural. Muitas vezes, devido a algumas alterações no nosso organismo, ficamos com excesso deste ácido e, com isso, surge a azia.

Diferenciando os sintomas

Já a má digestão também é conhecida como refluxo, e é um sintoma de quando existe o retorno destes ácidos para o esôfago – tudo que conecta a boca à cavidade abdominal. Então sentimos que a comida não desceu direito.

Muitas vezes, azia e má digestão são tratadas como se fossem a mesma coisa, mas existem diferenças e, na maioria das vezes, a azia aparece como um dos sintomas da má digestão.

Como aliviar a azia e má digestão

Para o nutricionista Vanderlí Marchiori, especialista em fitoterapia, os sintomas da azia e má digestão podem ser amenizados com soluções caseiras. “Para evitar os desconfortos causados pela má digestão, o ideal é recorrer a soluções com propriedades digestivas”, diz o profissional.

O especialista indica que devemos ter algumas ervas sempre em casa para tratar os sintomas gerados pela má digestão. “Plantas como o boldo, ótimas para fazer um chá, possuem propriedades benéficas para o fígado; o ruibarbo, que é conhecido por ser digestivo, e a cáscara sagrada, que melhora o fluxo da secreção do pâncreas, são excelentes para este tipo de problema”, afirma Marchiori.

O nutricionista também indica alguns alimentos que devem ser evitados se não queremos ter azia e má digestão, como alimentos que contêm cafeína (como café, chá preto e chá mate), alimentos gordurosos, ácidos e cítricos, tomate e produtos derivados. Bebidas gaseificadas (refrigerantes e água com gás) também podem favorecer o surgimento dos sintomas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!


Sites parceiros