Clínica Geral > Especialidades

Apneia aumenta risco de câncer: chance de morte é elevada em 340%

Por Redação Doutíssima 08/06/2014

Um estudo, publicado no Journal of Clinical Sleep Medicine, revelou que a apneia aumenta risco de câncer em 250% e as chances de morrer pela doença em 340%. Isso ocorre porque a doença do sono priva alguns dos tecidos do corpo de receber oxigênio, o que pode incentivar o crescimento de tumores.

A apneia é uma interrupção da respiração ao dormir durante pelo menos 10 segundos por vez. No Brasil, 33% da população possui apneia, segundo dados do Ministério da Saúde. Entretanto, calcula-se que 90% dos apneicos não sabem sequer que possuem a doença, já que ela só pode ser diagnosticada através de um exame de monitoramento do sono: a polissonografia. O dado é grave, considerando que a apneia aumenta risco de câncer.

Doença do sono prejudica absorção de oxigênio, podendo incentivar os tumores. Foto: Shutterstock

Doença do sono prejudica absorção de oxigênio, podendo incentivar os tumores. Foto: Shutterstock

Como a apneia aumenta risco de câncer

A conclusão de que a apneia aumenta risco de câncer partiu de pesquisadores da Universidade de Sidnei, na Austrália, que acompanharam 397 pessoas por 20 anos. Cada pessoa realizou um teste de sono para verificar a existência de apneia obstrutiva do sono.

Verificando os resultados e considerando outros fatores de risco, os estudiosos comprovaram que a apneia aumenta risco de câncer: o distúrbio aumenta em duas vezes o risco de câncer e em mais de três vezes o risco de morte pela doença.

No entanto, os pesquisadores advertiram de que o entendimento sobre como a apneia aumenta risco de câncer ainda precisa ser estudado mais profundamente para ser totalmente comprovado.

Outras pesquisas

A ideia de que a apneia aumenta risco de câncer aparece em outras pesquisas. Um dos estudos apontou que o risco de morte por câncer dobrou em pacientes com apneia moderada e foi 4,8 vezes maior em portadores de apneia grave. Já uma pesquisa realizada na Espanha revelou que a hipóxia (alta taxa de falta de oxigênio) durante o sono, causada pela apneia, está ligada ao aumento das células de melanoma e ao crescimento de tumores, além dos problemas cardiovasculares.

Para quem sofre deste distúrbio do sono, há uma preocupação além: a apneia aumenta risco de câncer, mas não apenas dele, como também de outras doenças. Ela é responsável por aumentar os ricos de morte súbita por causa cardíaca, infarto, hipertensão, insuficiência e arritmia cardíaca, derrame, diabetes e impotência sexual.

No episódio de apneia, o organismo fica privado de oxigênio, por isso, o coração precisa bater mais rápido para que o oxigênio chegue às extremidades do corpo, facilitando a ocorrência de problemas cardíacos. Além disso, a falta de oxigênio também causa estresse nas células, que se alimentam desse oxigênio.

Causas e sintomas

Uma das causas mais comuns da apneia do sono é o mau posicionamento da mandíbula, o excesso de peso, a obstrução parcial das vias aéreas superiores e algumas alterações hormonais. Mulheres apresentam maior risco quando entram na menopausa.

Por conta da noite mal dormida, provocada pela apneia, o paciente costuma apresentar histórico de alterações de humor, dificuldade de concentração, irritabilidade, alterações de memória e raciocínio.

Ao contrário dos adultos, as crianças com apneia apresentam um comportamento hiperativo e se tornam desatentas na sala de aula, o que acaba resultando em um baixo rendimento escolar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Conheça os malefícios do sobrepeso para sua saúde bucal

Tratamento para obesidade: quando é hora de procurar e quais os melhores tratamentos paracombater o excesso de peso

Ler as informações nutricionais do rótulo dos alimentos pode ajudar a perder peso

Não espere mais! Aprenda como acelerar o metabolismo e perca peso ainda mais rápido

Composição corporal: o que você precisa saber para perder peso com saúde e de maneira definitiva

DIETA DE PROTEINAS : Já ouviu falar na dieta de proteínas? Saiba mais sobre essa dieta, suasconsequências e possíveis benefícios para saúde e perda de peso

Saiba mais sobre a nova maneira de perder peso: aplicativos para dieta nos smartphone

16 dicas para perder peso

Antes e depois: Mãe de dois, Perlla comemora perda de peso

Metade da população de São Paulo está acima do peso

Aparelho de Musculação ou peso livre: qual a diferença?

8 Hábitos que garantem uma dieta para perder peso

Um em cada três adultos tem excesso de peso ou é obeso

Como aumentar seu peso

Os benefícios do óleo de abacate

Como fazer uma máscara de abacate para hidratar profundamente os cabelos

Alimentos cítricos ajudam a melhorar o ânimo

Está abaixo do peso? Aprenda a fazer uma dieta para engordar de maneira saudável

Conheça as melhores dietas para 2014

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Coma melhor e fique bem com o espelho! Dicas de alimentação para evitar a celulite