Beleza > Pele

Creme para estrias: conheça as soluções para prevenir e tratar

Por Redação Doutíssima 15/10/2014

Você sofre com as estrias? Depois que elas aparecem, não há creme para estrias que possa removê-las e resolver totalmente o problema, apenas amenizá-lo. Mas é possível fazer com que essas marcas sejam menos visíveis aprendendo mais sobre elas. Descubra como conservar sua pele mais bonita por mais tempo.

 

Como as estrias aparecem?

As estrias aparecem quando a pele é esticada e isso pode ocorrer devido a vários fatores. Alguns desses fatores são o rápido ganho de peso, o crescimento corporal e, de forma mais frequente, a gravidez. Nestes casos, as fibras elásticas, que ficam logo abaixo da superfície da pele, quebram e resultam em estrias.

creme para estrias

Coxas, quadris e seios são partes do corpo em que as estrias podem aparecer. Foto: iStock, Getty Images

Segundo  Jorge Mariz, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), as estrias são mais comuns em mulheres, principalmente na gravidez, na qual 90% das gestantes sofrem com as estrias.

 

Mas nem todo mundo tem estrias, já que isso depende da quantidade de colágeno que você tem em sua pele. O colágeno é a substância que dá elasticidade à pele. A relação é simples: quanto mais você tem, menor é a probabilidade que você tenha estrias.

 

Vale dizer também que as estrias podem aparecer praticamente em qualquer parte do corpo, mas as áreas mais comuns são as do estômago, dos quadris, dos seios e das coxas.

 

Quando as estrias são novas, elas têm uma tonalidade vermelha ou roxa. No entanto, com o tempo, geralmente ganham uma tonalidade esbranquiçada. As estrias podem diminuir, mas normalmente não desaparecem por completo.

 

Posso prevenir usando creme para estrias?

Como já abordado, as estrias são cicatrizes que aparecem na sua pele por causa de mudanças bruscas no tamanho do corpo. No entanto, as estrias não são causadas ​apenas por você engordar alguns quilos ou estar grávida. Alguns outros fatores, como a pré-disposição genética, podem aumentar a probabilidade de desenvolver estrias.

 

No entanto, você pode tomar algumas medidas preventivas para tentar evitar esse problema. A melhor forma de fazer isso é manter a pele saudável e hidratada para melhorar a sua elasticidade. Por isso, investir em creme para estrias pode ser uma boa forma de proteger a sua pele.

 

Opção de creme para estrias

Existem muitos tratamentos para esse problema, assim como há várias marcas de creme para estrias. Mas é claro que a grande maioria deles não têm efeito algum sobre a pele.

 

Alguns cremes para estrias, porém, vêm com vitamina C e podem ser ótimas opções, já que essa vitamina ajuda a pele a recuperar um pouco a sua elasticidade perdida, tornando as estrias menores e menos visíveis.

 

Outra substância que tem sido muito recomendada no tratamento como creme para estrias é a tretinoína ou ácido retinoico, principalmente para aquelas casos de tom avermelhado. Porém, para usar essa substância com segurança, é melhor consultar um dermatologista, que irá indicar a dosagem adequada.

 

Além de creme para estrias, existem vários tipos de terapia a laser disponíveis para o tratamento de estrias. Eles podem ser um pouco longos e custar caro, porém, os resultados podem ser realmente satisfatórios.

 

Outro tratamento bastante comum é através da microdermabrasão, que envolve a remoção da camada superior da pele. Uma vez que essa camada de pele é removida, uma nova pele elástica irá surgir no lugar.