Dica do Dermatologista

Confira cuidados com os pés que evitam calos, lesões e deixam a pele macia

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

Nossos pés nos garantem conforto ao longo do dia nos sustentando desde a hora em que acordamos até a hora de deitar. Por isso, não importa a estação: os cuidados com os pés são fundamentais tanto para a estética quanto para a prevenção de lesões.

cuidados-com-os-pés

Adotar certos cuidados com os pés beneficia o nosso bem-estar e a nossa saúde. Foto: Shutterstock

Cuidados com os pés do inverno ao verão

Ter certos cuidados com os pés pode beneficiar o nosso bem-estar e colaborar para a nossa saúde em geral. Usar sapatos desconfortáveis ao longo do dia, por exemplo, favorece o aparecimento de calos. Além disso, a sola do pé tende a ficar áspera. Essa aspereza pode interferir no jeito de caminhar devido ao atrito causado com o calçado e, com o passar do tempo, gerar uma má postura.

Algumas mudanças em nossos hábitos e alguns cuidados com os pés na hora de lavar, retirar calosidades e hidratar já são o suficiente para garantir um efeito revigorante para a próxima jornada onde eles irão nos acompanhar.

Esses simples passos, além da prolongação do conforto, ajudam a evitar complicações futuras nessa extremidade do corpo.

5 cuidados com os pés

Confira algumas dicas fáceis de cuidados com os pés que fazem toda a diferença:

1. Para trazer efetividade para a hidratação dos pés, é importante que uma vez por semana seja feito o processo de esfoliação, principalmente da sola. A pele do pé é projetada para nossa sustentação. Por isso, é mais espessa que as demais áreas, e a sola tende a criar com facilidade calosidades, além de acumular células mortas. Para retirar esses excessos, faça uso de produtos específicos para esfoliação, lixa de pé ou a conhecida pedra pomes.

Depois de feito o processo de esfoliação para remoção de células mortas, aplique uma quantidade expressiva de creme hidratante, de preferência específico para os pés.

2. Uma boa dica é utilizar cremes à base de ureia – estes podem, inclusive, ser manipulados na farmácia de sua preferência. Se houver dificuldade na esfoliação dos pés, você pode amolecê-los antes do processo em um ritual parecido com um escalda-pés – uma delícia após um dia inteiro de trabalho, ainda mais no inverno.

Para isso, separe uma bacia com água quente em que, para cada litro de água, seja acrescentado meio copo de vinagre. A água morna alivia a tensão, aspereza e a dor dos calos formados pelo uso de sapatos apertados, com bico fino ou saltos altos. Para retirar o cheiro, aplique na sequência óleo de amêndoas.

3. Uma solução rápida e fácil para melhorar a circulação dos pés, fundamental para quem trabalha muito tempo sentado, é alternar um banho nos pés com água quente e com água fria na sequência. Essa troca de temperatura proporciona a dilatação dos vasos sanguíneos, aumentando assim a circulação de sangue e seus nutrientes e consequentemente trazendo conforto aos pés.

4. Além disso, não se pode falar em cuidados com os pés sem mencionar a importância de sua lavagem cuidadosa após o dia de trabalho. Não restrinja esse momento apenas a deixar a água escorrer. Passe todos os dias uma esponja para eliminar qualquer vestígio do dia que passou.

5. E, ao sair do banho, seque bem os pés e por meio dos dedos evitando assim que se acumule umidade, e com isso venha o aparecimento de micoses. Esse último cuidado é ainda mais importante no inverno.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!