Pele

Aprenda cuidados básicos com a pele a adotar em qualquer estação do ano

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

A pele é o maior órgão do corpo humano e deve ser bem tratada. Devido a sua exposição às ações do tempo e aos reflexos de alterações no organismo, a pele precisa de cuidados especiais.

Por que adotar cuidados básicos com a pele

Infelizmente, muitas pessoas não dão tanta atenção à pele quanto dão para a beleza de cabelos, unhas, estética corporal, entre outros. Porém, ao contrário do que muitos pensam, devemos ter cuidados básicos com a pele o ano todo.

cuidados-básicos-com-a-pele

Pele precisa de hidratação diária para se manter bela e saudável. Foto: Shutterstock

A pele humana pode sofrer diversas variações, podendo ficar ressecada, quebradiça, esbranquiçada e manchada. Estas são alterações externas. Mas existem também as internas como espinhas, cravos, pelos encravados inflamados, feridas e manchas. Todos esses sintomas revelam que você precisa tomar cuidados básicos com a pele, pois ela não está saudável.

5 cuidados básicos com a pele em qualquer época do ano

1 – Sabonete especial

Um dos cuidados básico com a pele é tomar banho com um sabonete específico para seu tipo de pele. Para manter a pele sempre hidratada, use hidratantes, principalmente após o banho. Outra dica importante para manter a jovialidade de sua pele é usar filtro solar todos os dias, mesmo em dias nublados, pois os raios ultravioletas são muito prejudiciais.

2 – Alimentação adequada

A sua alimentação também pode influenciar na saúde de sua pele. Um dos cuidados básicos com a pele é evitar alimentos gordurosos como frituras e doces em geral. Isto também ajuda a prevenir cravos e espinhas. Aliás, se você tem muitas impurezas na pele, dermatologistas indicam uma esfoliação semanal, que tem como objetivo abrir os poros e expelir os resíduos mortos.

3 – Água

A água é um dos fatores mais importantes na hidratação da pele, por isso, beba 2 litros de água por dia. Além de hidratar, a água também filtra as impurezas do organismo, impedindo que elas se acumulem na pele.

4 – Descanso para a maquiagem

Para as mulheres, um dos cuidados básicos com a pele é nunca dormir de maquiagem. Sempre remova a maquiagem quando for deitar e de preferência com um demaquilante que não agrida a pele. Depois de remover toda a maquiagem, lave com água abundante e de preferência fria. Evite o uso de corretivos e pós, pois eles fecham os poros da pele, causando um envelhecimento precoce.

5 – Creme hidratante caseiro

Como podemos ver, um dos cuidados básicos com a pele é mantê-la sempre hidratada. Para você que prefere cremes naturais, temos uma receita simples e fácil de fazer.

Você precisará de meia xícara óleo de amêndoas ou azeite, 1/4 xícara de óleo de coco, 1/4 xícara de cera de abelha, uma colher de chá de óleo de vitamina E, duas colheres de sopa de manteiga de cacau, óleos essenciais, extrato de baunilha ou outros extratos naturais de acordo com sua preferência.

Coloque todos os ingredientes em um recipiente e leve ao banho maria. Quando todos os ingredientes estiverem derretidos, despeje em um frasco que você irá usar para guardar seu hidratante. E está pronto para usar.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!