Filhos

Cardápio saudável: como se alimentar bem desde criança

Por Redação Doutíssima 08/06/2015

Aprender a como se alimentar bem é importante para crianças e adultos, mas especialmente necessário na infância. O número de crianças obesas ou com sobrepeso aumenta em ritmo alarmante, expondo-as a graves problemas de saúde, como diabetes, doenças cardíacas e asma. Além disso, a má alimentação na infância pode refletir na idade adulta.

 

Por que é importante saber como se alimentar bem?

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), ao menos 2,6 milhões de pessoas morrem anualmente em razão de sobrepeso ou obesidade. A OMS indica, ainda, que a obesidade infantil está associada a maior probabilidade de morte prematura e incapacidade na vida adulta.

como se alimentar bem

Alimentação saudável é essencial para evitar obesidade e problemas de saúde. Foto: iStock, Getty Images

As crianças com sobrepeso e obesas são mais propensas a terem o mesmo problema quando adultas, e a desenvolverem doenças cardiovasculares e diabetes de forma precoce. Esses riscos relacionam-se com a idade de início e a duração da obesidade – mas os riscos estão presentes mesmo que o excesso de peso seja breve.

 

As consequências para a saúde, que muitas vezes não se tornam aparentes até a idade adulta, incluem:

 

– Doenças cardiovasculares

– Diabetes

– Distúrbios musculoesqueléticos, especialmente osteoartrite

– Certos tipos de cancro (do endométrio, mama e cólon)

 

Como ajudar seu filho a se alimentar bem

O primeiro passo para ajudar seu filho é ensiná-lo a como se alimentar bem. Algumas dicas são úteis nessa tarefa:

 

1. Arco-íris

Sirva e incentive o consumo de uma grande variedade de frutas e legumes. Inclua frutas e legumes de cor vermelha (beterraba, tomate), laranja (cenoura, abóbora), amarela (batatas, bananas), verde (alface, brócolis) e assim por diante, exatamente como um arco-íris.

 

2. Prioridade ao café da manhã

Crianças que comem pela manhã são menos propensas ao sobrepeso e à obesidade em comparação às demais. É importante se concentrar em escolhas saudáveis, como aveia, frutas frescas, cereais, grãos integrais e leite com baixo teor de gordura. Oriente seu filho, já que por conta própria ele não saberá como se alimentar bem.

 

3. Corte a gordura

As crianças precisam apenas de gorduras que vêm de fontes de ácidos graxos poli-insaturados e monoinsaturados, como peixes, nozes e óleos vegetais. Conscientize-o de que excesso de fast food e doces não é uma forma de se alimentar bem.

 

4. Reduza o açúcar

Não é necessário cortar todos os doces das crianças, mas sim reduzir os que usam açúcar refinado. Busque fontes mais naturais da substância.

5. Horário das refeições

 

As crianças gostam da rotina, e se elas sabem que só conseguirão alimentos em determinados momentos, serão mais propensas a comer adequadamente nos horários corretos.

 

6. Conceito “5 por dia”

 

Uma das dúvidas sobre se alimentar bem é em relação à quantidade de frutas e legumes por dia. Para isso, siga o conceito “cinco por dia”, que se baseia nas recomendações da OMS.

As pessoas precisam comer um mínimo de 400g de frutas e vegetais por dia para reduzir o risco de uma série de graves problemas de saúde, o que equivale a cerca de cinco porções de 80g de frutas e legumes. Por isso ele se chama “cinco por um”.

Para tirar máximo proveito, as porções diárias devem incorporar uma variedade de frutas e vegetais. Praticamente todas as frutas e legumes contam para o seu cinco por dia e podem ser consumidos frescos, congelados, secos, enlatados ou em sucos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!