Clínica Geral

Conheça as causas e os tratamentos da pitiríase versicolor

Por Redação Doutíssima 08/07/2015

Algumas pessoas sofrem com a pitiríase versicolor, uma micose de pele causada por fungos. Mais comum em adolescentes e em pessoas de pele oleosa, a doença provoca manchas visíveis no corpo. Com cuidados e tratamento, pode ser eliminada.

 

O que é pitiríase versicolor

Em uma explicação mais completa, a pitiríase versicolor é uma micose superficial da pele que, em geral, não causa sintomas, conforme a professora Tania Cestaru, chefe do serviço de dermatologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. “Ela é caracterizada por manchas acastanhadas ou mais claras do que a pele normal”, adiciona.

pitiriase versicolor

Manter a pele limpa ajuda a evitar proliferação de fungo que causa micose na pele. Foto: iStock, Getty Images

As manchas ou lesões são pequenas, entre 0,3 e 1 cm de diâmetro. A médica informa que elas costumam ser recobertas por uma descamação fina, que fica mais visível quando a pele é distendida. Os locais onde a pitiríase costuma aparecer são o rosto, principalmente perto do couro cabeludo, no pescoço, ombros e na parte superior dos braços.

De acordo com a Tania, a pitiríase é causada por um fungo que habita normalmente a pele e o couro cabeludo. Além disso, em determinadas circunstâncias, esse fungo se multiplica demasiadamente.

“Calor, umidade, suor e a gordura da pele facilitam a proliferação do fungo, por isso a pitiríase versicolor é mais comum na primavera e no verão”. A especialista ainda alerta que, apesar do contágio ser possível, é bem raro que isso aconteça, já que o fungo pode ocorrer em qualquer pessoa sem causar nenhuma lesão.

Como tratar a pitiríase versicolor

Para determinar se uma pessoa tem a condição, é preciso consultar um dermatologista, que irá fazer um exame clínico das manchas. O médico poderá examinar, ainda, as escamas em um microscópio para confirmar o diagnóstico. Tania ressalta que esse exame é simples e indolor – não requer métodos muito sofisticados.

Após a confirmação da pitiríase versicolor, o médico indicará o tratamento. A especialista diz que o mais importante é manter a pele limpa e desengordurada, para dificultar a proliferação do fungo.

Além disso, são usados shampoos e sabonetes detergentes junto com um tratamento local antifúngico. “Em infecções muito extensas ou quando há reincidência frequente, pode ser necessário o uso de medicamento por via oral”, avisa.

Por último, Tania lembra que é preciso manter o tratamento por aproximadamente quarenta dias, mesmo quando não há mais nenhuma mancha visível na pele.

Como prevenir 

O Ministério da Saúde traz as seguintes recomendações para a prevenção de micoses, como a pitiríase versicolor, a candidíase, a onicomicose e outras:

1. Após o banho

Seque muito bem a pele e os cabelos após o banho, principalmente nas axilas, virilha e entre os dedos dos pés.

2. Vestuário

Evite usar roupas molhadas por muito tempo.

3. Objetos pessoais

Não use roupas, calçados, toalhas, bonés e objetos pessoais de outros indivíduos.

4. Pés

Não ande em pisos úmidos ou molhados sem chinelo ou calçado.

5. Trabalho manual

Não mexa com terra sem usar luvas.

6. Manicure

Tenha seu próprio material de manicure.

7. Sapatos

Não use calçados fechados por longos períodos.

8. Tecidos

Evite tecidos feitos de material sintético, principalmente em roupas íntimas.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!