Filhos

9 Coisas que você não sabia sobre cuidar de bebês gêmeos

Por Redação Doutíssima 10/03/2014

No Estados Unidos, cerca de três em cada 100 mulheres grávidas dão à luz a gêmeos ou trigêmeos. Muitas vezes, mesmo as mães experientes, podem não saber o que esperar quando elas trazem para casa bebês gêmeos recém-nascidos.

Embora seja verdade que os bebês gêmeos trazem o dobro de alegria, gêmeos de pais também podem exigir o dobro do trabalho – pelo menos inicialmente.

A chave para não sentir que você vai explodir com os gêmeos é planejar tudo com antecedência. Aqui está o que os especialistas dizem.

bebês gêmeos

7 dicas para mães de bebês gêmeos

 

1. Vida sem cronograma significa nenhuma vida para você

“Já é dificil o suficiente com um único bebê, mas quando você tem bebês gêmeos, as coisas têm que ter horários”, diz a especialista americana Jennifer Walker. “Você quer que os bebês tenham os mesmos horários de alimentação e cochilos. Eles acabarão por aprender a se adaptar.”

2. Você pode amamentar dois bebês ao mesmo tempo – sim, é verdade!

“Se você amamentar, você pode alimentar os dois bebês ao mesmo tempo com um gêmeo em cada mama. Mas é preciso muita coordenação e paciência”, diz Walker que também é mãe de gêmeos. “Eu, pessoalmente, não gostava da maneira como sentia.”

Ela lembra que a amamentação de seus bebês gêmeos sentia-se como se estivesse equilibrando duas cabeças balançando. A solução?  Alimente um dos bebês com mamadeira de leite materno.

3. Um só berço está bom bem no início

“Gêmeos recém-nascidos podem certamente permanecer no mesmo berço inicialmente”, diz Walker. “Se eles doerem melhor quando sabem que o outro está por perto, o compartilhamento de berço pode durar até eles se moverem para as camas de infância.”

Muitos pais podem fazer a troca de dois berços quando os gêmeos começam a rolar, chocar-se com o outro e acordar uns aos outros, diz a especialista.

Embora um só berço funcione, duas cadeirinhas de carro e um duplo carrinho de criança ainda são indispensáveis para bebês gêmeos recém-nascidos.

bebês gêmeos

4. Gêmeos recém-nascidos são mais propensos a ter problemas respiratórios

Bebês gêmeos são mais propensos a nascer mais cedo e abaixo do peso. “Bebês prematuros muitas vezes têm problemas respiratórios porque seus pulmões podem não ser tão desenvolvidos quanto os dos bebês que nascem na data esperada”, diz o pediatra Alan Rosenbloom. Mas isso não quer dizer que ambos os gêmeos prematuros terão problemas respiratórios.

5. Gêmeos recém-nascidos compartilham tudo – incluindo germes

“Os gêmeos são como todos irmãos, que certamente contraem doenças uns dos outros”, diz Rosenbloom. Se um gêmeo tem uma infecção contagiosa, o irmão tem o mesmo risco de adquiri-lo como ele ou ela teria se alguém na casa tivesse com alguma infecção, diz ele. Os pais dos gêmeos recém-nascidos podem considerar em separar os bebês se algum deles contrair alguma doença infecciosa logo após o nascimento. “A mobilidade é menos um problema no começo, por isso, se um gêmeo tiver catapora, você pode separá-los e deixar que o gêmeo saudável fique em outro lugar para minimizar o risco”, diz ele. “Não se pode reduzir o risco a zero mas você pode controlá-lo melhor.”

6. Os gêmeos podem ser semelhantes, mas eles também são diferentes

Incentivar as diferenças entre gêmeos e nunca compará-los uns aos outros, diz a mãe de gêmeos e pediatra Randye Huron. “A maioria das crianças têm os seus próprios pontos fortes e fracos, e os gêmeos não são exceção”, afirma Huron. “Minha filha adora balé e arte, enquanto meu filho gosta de esportes. Encorajo as diferenças para minimizar a competição e comparações”, diz ela.

Separar os gêmeos eventualmente também é útil. “É importante que eles se separem e obtenham o seu próprio grupo de amigos”, diz ela.

7. Ser pais de gêmeos fica cada vez mais fácil

A diretora de medicina materna-fetal  da Universidade do Texas e mãe de gêmeos  Manju Monga garante: “Bebês gêmeos são mais fáceis de criar, vai ficando cada vez mais fácil, coloque-os para brincar juntos e eles vão dormir que nem dois anjinhos.”

 

 

Saiba mais:

Como engravidar de gêmeos

Como fazer bebês gêmeos dormirem ao mesmo tempo

4 Dicas de preparação para uma gravidez de gêmeos

Seu bebê é um desafio?

Como falar com o seu bebê?

Como posso complementar a alimentação do meu bebê?

7 Dicas para o seu bebê crescer saudável