Clínica Geral

Conheça as principais inflamações no organismo, suas causas e formas de prevenção

Por Redação Doutíssima 25/07/2014

Algumas das patologias que mais geram incômodos ao longo da vida são decorrentes de inflamações. As principais delas são a gengivite e aquelas que têm como alvo a garganta e o ouvido.

inflamações

Presença de dor de ouvido pode indicar otite, uma das inflamações mais comuns. Foto: Shutterstock

Inflamações na gengiva

As gengivas são bastante vulneráveis a inflamações, as quais, em geral, são causadas pelo acúmulo de sujeiras nos dentes, que formam a placa bacteriana.

Entre os sintomas da gengivite, é possível destacar um inchaço na gengiva que também pode ficar vermelha e apresentar dor. O sangramento na hora da escovação também caracteriza a inflamação. Além da placa bacteriana, alterações hormonais provenientes da gravidez e da menopausa podem dar origem ao quadro.

A melhor forma de tratar este tipo de inflamações é por meio da higienização completa tanto da gengiva, quanto dos dentes, da língua e do resto da boca.Além disso, dicas básicas como escovação frequente e uso de fio dental também são válidas.

Este processo é importante, pois elimina os restos alimentares que se acumulam entre os dentes após as refeições e diminui as chances da formação da placa bacteriana que dá origem à gengivite. Ainda que haja o sangramento durante o processo de passagem do fio, é importante dar continuidade para garantir a limpeza máxima.

Inflamações na garganta

A boca abre espaço para outras inflamações, como aqueças que atingem a garganta. Entre os sintomas, pode-se destacar a tosse seca e a irritação, bem como dor ao engolir ou falar. Pode haver ainda febre alta ou baixa, conforme o grau da infecção. O mau hálito também pode se caracterizar como um sintoma.

A garganta inflamada pode ser causada por uma gripe ou resfriado, se manifestando na forma de amigdalite, laringite ou faringite, a depender da região atingida. Outras possíveis causas da dor de garganta são irritação pela inalação de sustâncias tóxicas, consumo exagerado de bebidas alcoólicas ou refluxo dos alimentos.

Inflamações no ouvido

Outro processo inflamatório comum é a otite, que atinge os ouvidos. O indicado nestes casos é que um otorrinolaringologista seja consultado para que o diagnóstico feito seja o adequado de acordo com as dores sentidas.

As dores de ouvidos tendem a ser consideradas fortes e a melhor forma de combatê-la sem o uso de remédios é aplicando uma toalha aquecida com ferro quente. O calor tem efeito analgésico. Além disso, medicamentos anti-inflamatórios e antibióticos também podem ser administrados.

As principais causas relacionadas às dores no ouvido podem vir dos dentes e de infecções na boca, bem como de inflamações na garganta, como amigdalite ou de processos infecciosos decorrentes de gripes ou resfriados.

As dores de ouvido também estão relacionadas a disfunções na mandíbula, diferenças de altitude que causam uma sensação de pressão extremamente dolorida, bem como a presença de água no ouvido – que pode também gerar infecção.

Também a presença de objetos no ouvido pode trazer dor e infeccionar. Lesões no ouvido e a possibilidade de tímpano rompido devem ser igualmente investigadas por um médico.

Fique atento!

Seja qual for o tipo de inflamação no seu organismo, é importante não negligenciar os sintomas e procurar auxílio médico. A evolução do quadro inflamatório pode gerar infecções e consequências mais sérias à sua saúde.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!