Dieta

Conheça o zone diet, a dieta de equilíbrio da insulina no organismo

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

A dieta hormonal conhecida como zone diet é uma proposta de alimentação anti-inflamatória que visa o emagrecimento por meio do equilíbrio adquirido em combinações alimentares conscientes.

A origem da zone diet

A zone diet foi originalmente desenvolvida pelo renomado cientista do campo da bioquímica Dr. Barry Sears, ex-pesquisador da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston e do MIT (Massachusetts Institute of Technology), que tem um currículo acadêmico dedicado a área de tratamento de doenças cardiovasculares.

zone-diet

Zone diet promete perda de peso por meio de combinações alimentares conscientes. Foto: Shutterstock

Ao participar de muitos estudos relacionados à farmacologia, Sears concluiu que o ser humano tinha plenas condições de viver livre da grande maioria de medicamentos atuais. Como? Equilibrando seus hormônios por meio de uma alimentação adequada.

E é dessa proposta focada em um controle hormonal que surge a zone diet. Ou seja, nessa proposta de dieta em específico, o foco não está no emagrecimento e sim em regular os hormônios responsáveis pelo controle das inflamações celulares. A perda de peso e aquisição de qualidade de vida são consequência dessa vida alimentar equilibrada.

Inflamação celular e o ganho de peso

E por que combater de forma tão dinâmica a inflamação celular ao invés de partir logo para a eliminação de gordura? A resposta é simples: a inflamação celular, ainda que pouco citada é uma das principais responsáveis pelo ganho de peso, aceleração do desenvolvimento de doenças crônicas e do envelhecimento, além da diminuição do nosso desempenho físico e mental.

Apesar desse tipo de inflamação ficar abaixo dos níveis perceptíveis da dor, é possível medir seus níveis e os resultados atuais mostram que mais da metade da população ocidental, incluindo os brasileiros, têm altos níveis dela. Quando essa inflamação se mantém elevada, ela se torna um problema silencioso minando diariamente nosso organismo.

Como funciona a zone diet

Mas, afinal de contas, como funciona? A zone diet visa manter os níveis hormonais equilibrados por meio da combinação correta dos principais grupos de alimentos: proteínas, carboidratos e ácidos graxos.

É um conceito simples que, com um pouco de organização e dedicação, lhe auxiliará a manter sua saúde otimizada, facilitando seu emagrecimento, seu desempenho esportivo, a melhoria qualidade do seu sono e aumentando sua disposição física e mental.

Entre os benefícios apresentados pela proposta de dieta hormonal da zone diet, é possível destacar a despreocupação com as calorias ou com cardápios restritivos que fazem parte da maioria dos programas de emagrecimento.

A regra é comer corretamente e essa deve ser sua única preocupação: combinar certo. Fazendo isso, ingerir a quantidade adequada de calorias acaba sendo reflexo da rotina alimentar.

Além disso, a partir do momento em que você domina os grupos e as combinações, não é preciso mais sofrer exclusão social. Você pode participar de qualquer evento sem culpa, apenas combinando as refeições da forma mais adequada para o momento.

Esse controle por meio da combinação e não da restrição proporcionam um equilíbrio hormonal nas substâncias ligadas à saciedade, ou seja: você emagrece sem passar trabalho ou fome. E, se os argumentos positivos ainda não foram o suficiente, guardamos o melhor para o final: esse equilíbrio hormonal melhora a qualidade de sono, traz mais disposição, aumenta a concentração mental e o desempenho esportivo.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!