Dieta

Conheça razões para apostar na dieta de desintoxicação

Por Redação Doutíssima 11/04/2015

A dieta de desintoxicação ganha lugar de destaque na vida das pessoas que querem manter o organismo saudável, melhorar as funções digestivas, emagrecer ou simplesmente se livrar das toxinas que o corpo absorve por conta dos excessos ou das substâncias as quais somos expostos todos os dias.

Se você não tem certeza se deve ou não aderir à dieta de desintoxicação, conheça todos os benefícios que a combinação certa de alguns alimentos pode fazer para a sua saúde e inclua no seu plano alimentar itens com os quais você se identifique.

dieta de desintoxicacao

Sucos e shakes com frutas e vegetais podem ajudar a eliminar toxinas do organismo. Foto: iStock, Getty Images

Por que fazer uma dieta de desintoxicação?

Engana-se quem pensa que esse tipo de dieta é apenas para quem quer perder alguns quilinhos. Ela pode ajudar nesse aspecto também, já que um corpo livre de toxinas tem o metabolismo mais rápido e, logo, queima mais gorduras.

Mas, se você quer um bom motivo para aderir à dieta de desintoxicação, comece pelo óbvio: ela desintoxica seu organismo.

Por mais saudável que você tente levar a sua vida, não adianta: todos os dias somos expostos a incontáveis toxinas que o corpo não consegue eliminar sozinho e se instalam no nosso corpo por meio da poluição, medicamentos, pelo ar, por agrotóxicos dos alimentos, medicamentos e até pela água.

 

O resultado dessa combinação pode ser desde cansaço frequente, retenção de líquido, gases, dores, mal funcionamento gradual do sistema digestivo e, consequentemente, aumento de peso ou início de doenças que podem se tornar crônicas.

Além de tudo isso, saiba que um corpo cheio de toxinas pode provocar envelhecimento precoce da pele. É isso mesmo! Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), os hábitos alimentares estão relacionados com a aparência da pele.

O que incluir na dieta de desintoxicação?

Seguir dietas não é algo fácil e você pode acabar desistindo no meio do caminho antes mesmo de alcançar seu objetivo. Por isso, o mais bacana da dieta de desintoxicação é que você pode acrescentar sucos e shakes entre as refeições sem cometer restrições absurdas.

Porém, não se esqueça de consultar um nutricionista antes de começar qualquer dieta. Sem acompanhamento, você pode acabar prejudicando o seu organismo.

 

1. Sucos

Prepare, a seu gosto, um suco que misture vegetais e frutas.Vale a sua criatividade. A couve, o espinafre e a cenoura podem ser combinados com maçã, frutas vermelhas ou mesmo laranja e limão.

Esses alimentos separadamente possuem características antioxidantes (que previnem e combatem o envelhecimento) e desintoxicantes. Juntos, o efeito é potencializado e, se tomado regularmente, faz milagre pela sua saúde.

2. Shake

Nos dias de muito calor, unir a utilidade da dieta de desintoxicação com o agradável frescor que essa bebida pode trazer é uma ótima maneira de mandar toxinas embora do seu corpo.

Para isso, experimente um shake de melancia e morango. Ambas as frutas têm propriedades diuréticas, antioxidantes e anti-inflamatórias, além de serem deliciosas.

 

Ingredientes:

Suco de ½ limão

4 xícaras de melancia cortada em cubos

2 xícaras de morango picado

1 colher (sopa) de semente de chia.

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador. Se quiser, acrescente a chia, substância que ajuda na saciedade.

Deixe paradinho por 15 minutos. Em um copo, coloque hortelã, gelo e sirva. Rende duas porções de 200ml cada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!