Maquiagem

Erros de maquiagem: quais são os mais comuns e como você pode evitá-los

Por Redação Doutíssima 20/08/2014

Não é novidade que toda a mulher que recebe uma dose correta de maquiagem tem sua beleza realçada. No entanto, o contrário também é verdade: alguns erros de maquiagem frequentes podem estragar o seu look.

Identifique e evite os erros de maquiagem

Por isso, preparamos neste artigo um apanhado dos erros de maquiagem mais comuns para você conferir e evitar cair nessas armadilhas. Confira como a adoção de alguns truques no dia a dia pode evitar embaraços de última hora no seu visual.

erros-de-maquiagem

Aprenda a evitar erros de maquiagem, que podem tirar qualquer mulher do sério. Foto: Shutterstock

6 erros de maquiagem mais comuns

– Errar o tom de base: um dos erros de maquiagem mais comuns – e mais graves – está em errar a tonalidade da base escolhida e depois tentar arrumar com o pó, deixando a pele com um efeito craquelado estilo casca de laranja. Para não pecar nesse quesito, uma boa dica é testar a base sempre no rosto e nunca em outras partes do corpo como mãos e braços.

– Usar um corretivo muito claro: também no topo da lista dos erros de maquiagem mais corriqueiros encontramos pessoas que acham que o fato de as olheiras serem mais escuras fazem com que o corretivo ideal seja um tom mais claro que a pele.

No entanto, essa combinação fará com que você pareça um panda ao contrário. Para disfarçar as olheiras, a melhor pedida é usar um corretivo rosa antes de aplicar a base.

– Blush muito marcado: há quem confunda a finalidade de uso do blush: ele não serve para nos deixar com aparência de boneca de porcelana, e sim para trazer um aspecto mais saudável para o rosto.

Por isso, o ideal é dar uma batidinha no pincel antes de aplicá-lo nas maçãs do rosto para que o pó não fique muito marcado. E se você é muito clarinha contente-se com as cores mais suaves.

– Exagerar no iluminador: a real finalidade do iluminador está em valorizar a make. Para isso, ele deve ser aplicado no canto externo do olho, um pouco acima da maçã e logo abaixo da sobrancelha, bem esfumado para misturar com o blush. Exageros fazem com que ocorram um dos erros de maquiagem bem frequentes: deixar a pele com aparência oleosa.

– Não usar a técnica do esfumado: na hora de combinar dois ou mais tons de sombra, algumas mulheres não esfumam a junção das cores e acabam formando blocos marcados. A sombra deve ser esfumada de fora para dentro com movimentos circulares e, depois, de dentro para fora, para que as cores se misturem bem.

– Delineador torto: um dos maiores erros de maquiagem está escondido por trás da técnica de aplicação do delineador, algo que – aqui entre nós – não é para qualquer uma.

Aplicar o produto requer mão firme e técnica, o que para muitas mulheres se torna uma proeza, visto que fazer o traço mais grosso do que deveria – tentando arrumar tentativas erradas -, ou ainda traçar torto é bem normal.

Porém, você não deve exibir o erro e sim disfarçá-lo. É isso mesmo: não precisa tirar toda a maquiagem. Basta disfarçá-la: pegue um cotonete para esfumar o traço, ou então molhe a pontinha no removedor de maquiagem e com calma conserte o erro.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!