Motivação

Organização da mesa de trabalho impacta a produtividade. Entenda

Por Redação Doutíssima 21/08/2014

Muitas pessoas podem não ligar para uma mesa de trabalho bem organizada, mas isso pode impactar na produtividade e na sua imagem dentro da empresa. Fique atento à bagunça fora do normal.

Mesa de trabalho diz muito sobre o funcionário

Além de fazer um bom trabalho, preocupe-se em manter sua mesa limpa e com as gavetas organizadas. Segundo especialistas, um lugar desorganizado prejudica a imagem de quem ocupa a mesa, gerando um ambiente com poluição visual e cansativo.

mesa-de-trabalho

Manter a mesa de trabalho organizada otimiza o tempo e amplia a produtividade. Foto: Shutterstock

Ao fim do dia, arrume a sua mesa de trabalho, arquivando o que não será mais usado e separando o que será necessário para o dia seguinte. Isto implicará em sua produtividade, pois evitará perder tempo se estiver com pressa no dia seguinte e precisar de alguma documentação. Prefira passar cinco minutos organizando a procurar por uma hora um material necessário naquele momento de correria.

Organize os papéis na mesa de trabalho

Outra dica importante é livrar-se dos papéis. Adquira o costume de descartar o que você sabe que não vai usar mais, ou que não é usado há muito tempo diariamente. Mas, se é importante, arquive.

Se você não trabalha com papéis e a maioria de seus documentos está em computadores, crie pastas e arquive com coerência. Salve os arquivos sempre nos mesmos lugares, para não ficar confuso. O computador também é seu material de trabalho e, por isto, deve estar bem organizado.

Voltando à sua mesa de trabalho, certifique-se de que todos os objetos que se encontram em cima dela são usados diariamente ou semanalmente. Preserve materiais estritamente necessários. Mudar algum objeto de lugar, às vezes, também é muito bom: apenas um item, como o porta-papel, pode impactar todo o ambiente. Procure o melhor e mais prático lugar para cada coisa, evitando poluição visual.

Não sufoque sua mesa com porta-retratos da família, arranjos florais ou aparelhos eletrônicos. Saiba que o estado de seu ambiente de trabalho impacta sua imagem como profissional à primeira vista. Lembrando que uma organização excessiva em sua mesa de trabalho também pode prejudicar o relacionamento com os colegas, trazendo desconforto no ambiente.

Dicas para aumentar a produtividade

Para otimizar o seu tempo, tenha sempre em mente, e num lugar bem visível na sua mesa de trabalho, uma lista de tarefas de curto e médio prazo. Estabelecer metas para o primeiro semestre do ano, por exemplo, é totalmente viável, e definir, no início do expediente, quais serão as tarefas diárias, deve ser a primeira atividade ao chegar ao local de trabalho.

Estabelecer as suas prioridades também é muito importante. Ao longo da jornada de trabalho, podem surgir contratempos que devem ser resolvidos imediatamente.

Para não terminar o expediente com a sensação de que não conseguiu estabelecer todas as metas do dia, organize-se para ter sempre uma lista pequena, mas que dê conta de um dia inteiro de trabalho. Concentrar-se em uma atividade de cada vez é muito mais produtivo.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!