Motivação

Carnaval 2016: mapa da folia no Brasil

Por Redação Fortíssima 02/02/2016

Você já decidiu como vai celebrar o Carnaval 2016? Em um país tão culturalmente rico como o Brasil, a festa ganha diferentes contornos de acordo com a região onde é comemorada. Em Salvador, os foliões não abrem mão de acompanhar o trio elétrico. Já no Rio de Janeiro, indispensável é desfilar na Sapucaí, enquanto em Pernambuco o frevo toma conta das ruas.

O fato é que, independente do local, atrações não faltam para celebrar. Como já é de costume, as principais capitais da folia vão oferecer bailes à fantasia, desfiles de escolas de samba, blocos para arrastar multidões nas ruas, camarotes e shows de artistas nacionais adorados pelo público.

Atrações do Carnaval 2016 no Brasil

De norte a sul do país, o Carnaval 2016 terá uma programação diversificada. Veja o que as principais capitais vão oferecer ao público e programe-se para usufruir desse feriado de muita animação:

Carnaval em Recife (PE)

A folia em Recife, como de costume, será marcada pela diversidade de ritmos nas ruas: caboclinho, maracatu e frevo vão estar presentes nos blocos gratuitos, que prometem agitar os foliões. Vale lembrar que o maior bloco de rua do mundo, o Galo da Madrugada, pertence ao município. Shows de O Rappa, Jota Quest e Ivete Sangalo estão confirmados.

Carnaval em Salvador (BA)

O carnaval baiano tem a força dos ritmos originários da África, como axé e afoxé. Mas os trios elétricos, que arrastam multidões, também recebem nomes importantes da música brasileira, como Ivete Sangalo e Luan Santana. Os camarotes estarão à disposição daqueles que preferem celebrar a festa com abadás, nos ambientes climatizados.

Carnaval no Rio de Janeiro (RJ)

Grandioso, o carnaval carioca é diversificado. Além dos blocos com diversos ritmos musicais, que incluem samba, marchinhas carnavalescas e ritmos nordestinos, a festa também terá o tradicional desfile das escolas de samba, que competem no sambódromo da Marquês de Sapucaí.

Carnaval em São Paulo (SP)

Na capital paulista, os turistas vão encontrar muita festa no centro da cidade, através de uma mistura de ritmos como reggae, frevo e black music. Os desfiles das escolas de samba no sambódromo do Anhembi também são uma opção, com ingressos a partir de R$ 30.

Carnaval em Belo Horizonte (MG)

O carnaval em BH é característico por seus blocos líricos e caricatos, além de apresentações culturais diversas com bandas instrumentais. O grande atrativo são justamente esses blocos de rua agitados, que em 2015 arrastaram mais de um milhão de foliões pelas ruas da capital mineira.

Carnaval 2016 promete fortes emoções

O Rio recebe um dos carnavais mais famosos do mundo. Foto: T Photography, Shutterstock

Tradições carnavalescas no Brasil

O carnaval brasileiro é, sem dúvidas, multicultural. Isso fica evidente ao observar algumas tradições e ritmos característicos da festa em diferentes cantos do país: no Sudeste, o samba impera, enquanto no Nordeste não podem faltar o axé, o frevo e o maracatu.

Mesmo em estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde o carnaval não é tão conhecido pelo resto do país, a programação se torna cada vez mais diversificada. Shows de artistas, desfiles de escolas de samba e blocos de rua estão confirmados nas duas capitais. Por isso, onde quer que você esteja, alternativas para aproveitar a festa não faltam.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!