Motivação

Como lidar com 7 tipos de colegas de trabalho

Por Redação Doutíssima 22/07/2014

Às vezes, você perde o ânimo de trabalhar só por causa daqueles colegas de trabalho chatos? O emprego pode ser ótimo, mas conviver com tantas pessoas difíceis é uma situação recorrente e desmotivadora.

A verdade é que não é fácil conviver com o outro, em geral. Porém, a cooperação no ambiente profissional é essencial para atingirmos nossos objetivos, então, o melhor a fazer é saber como lidar com os tipos de colegas de trabalho mais inconvenientes. Veja abaixo algumas dicas!

colegas de trabalho

Tipos de colegas de trabalho chatos

 

1) O calculista

Ele não faz nada em vão, não dá ponto sem nó, se ajuda alguém, pode ter certeza de que vai pedir algo em troca lá na frente. É o típico funcionário que joga a culpa nos outros, mesmo sendo responsável pelo problema. 

A solução é não ter muita intimidade com este tipo. Caso precise conversar com ele, seja racional e trate apenas de assuntos da empresa. Evite criar empatia com ele, pois todas as demonstrações de amizade do calculista, visam alguma finalidade.

2) O invejoso

Entre os colegas de trabalho, ele é o que está sempre babando em cima de alguém de prestígio e o que também consegue angariar uma certa confiança do chefe. Ele gosta de ficar perto, de fazer elogios, mas está sempre de olho gordo nas conquistas dos outros.

Se você sente que um colega inveja a sua posição no trabalho, procure não evitá-lo – pelo contrário, tente ajudá-lo a ser um funcionário melhor, dando-lhe dicas profissionais. Mostre que ele é tão capaz quanto você de receber uma promoção, um elogio, uma missão importante.

3) Fofoqueiro

Talvez este seja o mais chato entre os colegas de trabalho. O fofoqueiro, além de estar sempre atento a qualquer tipo de conversa, gosta de espalhar boatos e causar intrigas. Geralmente, é fácil identificá-lo: é aquele que sempre fala de uma pessoa que não está presente.

Não entre na onda do fofoqueiro. Se ele vier falar de outro funcionário, responda que você não se interessa pelo assunto, corte o mexerico na hora. Discutir com esse tipo de colega também é uma boa maneira de enfraquecê-lo: pergunte como ele soube dos fatos, questione a veracidade da situação e, por fim, diga que ele está inventado coisas.

4) O falso

Ele é pior que o colega calculista: não pensa duas vezes antes de prejudicar um colega para ganhar pontos junto ao chefe. Aponta erros alheios para minar a credibilidade dos outros funcionários. Qualquer coisa que puder usar para conseguir seus objetivos é válida, seja fofoca, levantar falso testemunho, dedurar e até mesmo sabotar.

Quando conversar com o falso, atenha-se apenas às informações básicas, nada de passar do ponto e falar mais do que deve.

5) O chorão

O tipo que não é prejudicial, mas é chato ao quadrado. É aquele que não para de reclamar da vida, do emprego, do tempo, de qualquer coisa.

No fundo, o chorão só quer uma coisa: um ombro amigo para se lamentar. Provavelmente, ele tem baixa autoestima e deseja que alguém escute seus problemas.

Não seja rude com o chorão, pelo contrário, mostre sua solidariedade e fale sinceramente que o comportamento dele em nada ajuda a resolver suas questões e que só afasta as pessoas.

6) O piadista

Ele não para de pegar no pé do funcionário mais novo, faz graça com qualquer tipo de situação, inventa apelidos, está sempre azucrinando. Ele pode até ser legal algumas vezes, mas passa dos limites e acaba ofendendo os outros colegas de trabalho.

O melhor jeito de lidar com o piadista é, quando ele fizer uma brincadeira que você não goste, deixar claro que você não a aprova, mas sem demonstrar agressividade. Se ele insistir, mesmo sendo ignorado, relate o problema a um superior.

Antes de fazer uma reclamação aos chefes, tenha calma e tente seguir esses conselhos, a fim de manter um ambiente de trabalho amistoso e se concentrar apenas nas suas tarefas.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

Saiba mais:

Igualdade de gêneros no trabalho ainda é desafio no Brasil

Você sabia que dormir bem melhora seu desempenho no trabalho?

Seu dia no trabalho não está rendendo? Veja 7 dicas para produzir mais

Doença no trabalho: conheça as principais doenças que afetam os trabalhadores brasileiros e descubra como previni-las

Por que o stress relacionado ao trabalho é ruim para você

O trabalho agrega valor ao homem?

Saiba por que relacionamos trabalho e identidade pessoal