Especialidades

Fique por dentro dos sintomas de varizes e veja como tratar o problema

Por Redação Doutíssima 23/08/2014

As varizes são dilatações anormais das veias que, por inúmeras razões, acabam não cumprindo adequadamente sua função de levar o sangue novamente ao coração. Assim, o sangue acaba ficando acumulado nessas veias, que se tornam deformadas e dilatadas. Como sintomas de varizes, há inchaço, dor e um aspecto estético nada agradável.

sintomas-de-varizes

Diagnóstico médico pode confirmar a existência de varizes e iniciar tratamento. Foto: Shutterstock

Como surgem as varizes

Normalmente, a região das pernas é a mais afetada, mas nada impede que as varizes surjam também em outros locais do corpo humano. Por exemplo, há varizes que surgem na zona do esôfago – as varizes esofágicas – ou varizes que surgem na região anal.

Inúmeras complicações, além da questão estética, podem decorrer das varizes. É possível, por exemplo, a ocorrência de hemorragias em razão das paredes dessas veias com varizes estarem amplamente debilitadas.

Não é raro que, em razão dessas lesões, aparecerem também infecções na zona, dada a facilidade com que organismos oportunistas podem ingressar no corpo humano. Por fim, condições mais graves como a trombose ou até mesmo a embolia pulmonar podem se originar da ocorrência das varizes.

Conheça os mais comuns sintomas de varizes

Em decorrência do processo de sua formação do qual já falamos acima, o aparecimento de varizes é bem visível a olho nu, quando conseguimos ver a rede de veias das nossas pernas – é o primeiro dos sintomas de varizes. Mas existem outros, que aparecem posteriormente e que merecem atenção. Confira:

– Cansaço nas pernas: a sensação de ter as pernas pesadas ou cansadas é um dos sintomas de varizes, pois quando alguém fica muito tempo sem se movimentar, o sangue começa a acumular nas veias varicosas.

– Dor: a intensidade varia de pessoa para pessoa, e ela pode decorrer de outras circunstâncias, mas sentir dor na região das pernas, principalmente na panturrilha, pode ser um dos sintomas de varizes.

– Formigamento: quando você fica muito tempo na mesma posição, sentir formigamento pode ser um anúncio de que você tem varizes.

– Sensação de calor ou vontade de coçar: também podem ser um prenúncio da existência de varizes, e é importante evitar coçar para que não se criem feridas que podem facilitar o aparecimento de infecções.

– Inchaço: o inchaço, principalmente nos pés, é um dos sintomas de varizes que avança conforme a progressão do problema. Normalmente, diminui com o repouso, mas aos poucos irá retornar e cada vez mais persistente.

– Alteração da dor da pele: manchas azuladas podem aparecer na pele em razão da saída dos glóbulos vermelhos das veias afetadas, que acabam se acumulando abaixo da pele.

Como tratar os sintomas de varizes

Se você apresentar os sintomas, o ideal é procurar um médico para tratar das varizes. Existem diversos tipos de tratamento disponíveis, alguns paliativos e outros para curar definitivamente o problema. Conheça as opções

– Medicamentos: atualmente, existem diversos medicamentos que atuam em diversas frentes, seja aumentando a força das paredes das veias, seja aliviando os sintomas.

– Cirurgias: há no mercado diversos tipos de procedimentos para tratar as varizes de forma mais duradoura ou definitiva. O ideal é conversar com seu médico de confiança para que ele possa indicar qual é a mais apropriada ao seu caso.

– Escleroterapia: produz uma irritação nas paredes inferiores das veias, de forma que elas se fecham por si próprias. Mas é possível que se o procedimento não for corretamente realizado, as varizes voltem no futuro.

– Aplicação de laser: o laser é um raio de luz aplicado sobre as células, que absorvem a energia luminosa, aquecem os glóbulos vermelho que, ao transmitirem o calor para as paredes das veias, fazem com que elas se fechem.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!