Clínica Geral

Conheça os principais tipos de infecção viral e como prevenir a ocorrência

Por Redação Doutíssima 11/07/2014

Você sabe o que é uma infecção viral? A infecção viral ocorre quando um vírus ataca o nosso corpo, nele se acomodando para poder realizar algumas atividades, como alimentação, reprodução e crescimento.

Infecção viral varia de intensidade

É justamente ao realizar essas tarefas básicas que esses vírus causam a chamada infecção viral que, dependendo da espécie e da intensidade, pode ser mais leve ou mais grave, de curta ou de longa duração.

infeccao-viral

Em muitos tipos de infecção viral, melhor forma de prevenção é evitar contato. Foto: Shutterstock

Abaixo, selecionamos alguns dos tipos mais comuns de infecção viral, com algumas dicas de como prevenir a sua ocorrência.

1. Infecção viral: catapora

A catapora é uma infecção viral que ocasiona uma série de erupções da pele, que se espalham por todo o corpo. O contágio dessa infecção viral acontece a partir da saliva ou mesmo do compartilhamento de objetos entre o paciente infectado e o não-infectado – um garfo, por exemplo.

Atualmente, existem vacinas para prevenção da catapora. Caso não tenha tomado ela ainda, é interessante que se evite contato com pessoas que estejam acometidas da doença ao longo da manifestação dos sintomas.

2. Infecção viral: caxumba

A caxumba é uma infecção viral que atinge nossas glândulas, especialmente aquelas que se localizam próximas ao aparelho auditivo – as chamadas submandibulares ou sublinguais. Essa infecção viral, da mesma forma que a catapora, é transmissível pela saliva ou pelo compartilhamento de objetos com quem está infectado.

A melhor forma de preveni-la, além de tomar a vacina adequada (tríplice viral), é evitar o contato com pessoas que estejam acometidas por essa infecção viral.

3. Infecção viral: gripe

Existem diversos tipos de gripe, que é uma infecção viral. Pode ocorrer contaminação através do contato com pessoas acometidas, então a dica aqui é ter muito cuidado ao se aproximar de alguém gripado.

Para preveni-la, existem vacinas adequadas, e diversas campanhas promovidas pelo governo alertando sobre os grupos de risco e distribuindo essas vacinas gratuitamente.

4. Infecção viral: hepatites

As hepatites, que inflama o fígado, podem ser causadas por contaminação viral, ou seja, ela pode se manifestar no organismo humano na forma de infecção viral. Os casos mais comuns são através de transfusão de sangue e alimentos ou água contaminada.

O ideal é redobrar o cuidado ao consumir alimentos. Verifique se ele encontra-se dentro do prazo de validade e se a embalagem não está danificada.

5. Infecção viral: herpes

A herpes é uma infecção viral que ocasiona pequenos ferimentos em dois locais do corpo humano, a boca e os órgãos genitais. A transmissão se dá através do contato entre o infectado e o não-infectado, normalmente pelo ato sexual.

Não há vacina para prevenir a herpes, então o ideal é evitar o contato com pessoas que estejam infectadas.

6. Infecção viral: raiva

A raiva é uma infecção viral, e o contágio ocorre através da mordida de um animal contaminado. Pode, inclusive, levar à morte, e por isso é necessária bastante atenção quando ocorre uma mordida. A primeira medida é limpar o local com água e sabão e, depois, dirigir-se a um hospital para cuidados especializados.

Se você tem um animal de estimação em casa, não deixe de levá-lo ao veterinário regularmente para tomar as doses da vacina.

Entenda a diferença entre vírus e bactérias:

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

Problemas digestivos: Saiba como prevenir e tratar a gastroenterite viral

Confira formas para tratar e disfarçar a herpes na sua pele

Estomatite é bastante comum em crianças. Descubra como evitar

O ebola voltou? Doença está assustando a Guiné e países vizinhos

Saiba mais sobre a epidemia de Ebola que já atingiu varios países da África e agora, a Guiné

Influenza: conheça melhor para se prevenir

Dengue: veja dicas de como proteger sua família

Conheça os sintomas do HIV. Os primeiros sintomas são iguais aos de uma gripe

Reconheça os sintomas de hepatite, a doença que ataca o fígado

Gestação com HIV: conheça os novos recursos da medicina moderna