Filhos

Vença tabus! Falar sobre sexo com filhos é muito importante

Por Redação Doutíssima 23/08/2014

Ao vermos os filhos crescendo, muitas fases vão fazendo parte da rotina. Entre elas chega, a hora em que a curiosidade aflora e não há como escapar: a hora de falar sobre sexoAinda que, por vezes, muitos pensem que esse é um momento constrangedor, falar sobre sexo com as crianças é necessário, uma vez que a sociedade em si já passa ensinamentos. Por isso, não ignore o assunto. Encare que a sexualidade aflora e que é preciso abordar o assunto com os seus filhos.

 

falar-sobre-sexo

Falar de sexo com os filhos pode ser difícil e constrangedor, mas é importante.

 

Qual a hora certa de falar sobre sexo com os filhos

 

Muitos pais têm dúvidas sobre qual a hora certa de falar sobre sexo com os filhos. Segundo especialistas, não existe uma idade certa para isso. O momento ideal é quando a criança começar a se interessar pelo corpo, ou pelo assunto, já pode e deve ser abordado, respeitando sempre sua curiosidade e desenvolvimento emocional. Então, nada de dizer que esse não é um assunto do seu interesse, mas tenha em mente a idade da criança.

 

É importante que seja falado de forma didática e ao mesmo tempo descontraída. Uma boa tática é ir tocando no assunto aos poucos e sentir até onde vai a curiosidade da criança, sem extrapolar os próprios limites da criança. Não deixe se explicar que o ato sexual é algo que deve ser prazeroso, mas que ao mesmo tempo trazer alguns transtornos caso não haja precauções.

 

conversa filhos

O diálogo é fundamenal na criação dos filhos.

 

 

Temas a abordar ao falar sobre sexo

 

É fundamental que, ao falar sobre sexo com seus filhos, não sejam excluídas a abordagem de doenças sexualmente transmissíveis, virgindade, o uso correto de método contraceptivos, a necessidade do preservativo, a influência dos amigos, o afeto que envolve o ato e, até mesmo, o abuso sexual, explicando sobre os limites e dizendo que ninguém tem o direito de tocar o seu corpo e nem de obrigá-lo a fazer algo que não queira.

 

Converse também com o seu filho sobre os conhecimentos do próprio corpo, como os órgãos genitais funcionam e a diferença entre os gêneros feminino e masculino. Durante a conversa, também é válido entender de onde veio a curiosidade da criança bem como o que foi que ela já ouviu sobre e iniciar a conversa sanando essas dúvidas.

 

Não deixe nada sem responder e caso você não saiba, seja franco. Procure a resposta e chame para uma nova conversa. Falar sobre sexo com o seu filho é um momento de demonstrar que você se importa com os questionamentos que ele tem. Por isso, dedique-se a todas as perguntas.

 

Respostas insuficientes não acabarão com a curiosidade e o assunto poderá ser abordado por pessoas não confiáveis. Por isso, dedique-se o quanto for necessário, afinal de contas se ela está repetindo a pergunta é um indicativo de que a criança continua confusa sobre o assunto.

 

E por fim, certifique-se de que o momento da conversa é o apropriado: uma pergunta feita em um ambiente inadequado não precisa ser respondida na mesma hora, mas deve-se deixar a garantia de que será respondida depois, em um momento oportuno. Explique que não é a hora para essa conversa e você estará preservando a relação e o seu filho.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!