Especialidades

Educação sexual: veja dicas para orientar sua filha sobre a primeira vez

Por Redação Doutíssima 07/07/2014

Muitas dúvidas e medos vêm à tona quando o assunto é a primeira vez, em especial entre as meninas. Os medos vão desde como proceder até mesmo com relação ao momento em que deve acontecer.

Conselhos para a primeira vez

Este é um momento de transparência na relação entre pais e filhos – ou mãe e filha. São eles o exemplo dos mais jovens e que podem ajudá-los a encarar a primeira vez, orientando o acontecimento como algo natural do ser humano. Confira como aconselhar seu filho e abordar o tema com confiança.

primeira-vez

Quando for chegada a hora da primeira vez, é preciso relaxar para ser perfeita. Foto: Shutterstock

A primeira vez causa dor?

A dor é comum na primeira vez, mas não acontece só nela. Ao longo dos anos de prática sexual acontecerá sempre que a mulher estiver tensa. Acontece que, na primeira vez, geralmente dói porque a menina perguntou para as amigas como se faz e todas falaram que iria doer. É como uma condição psicológica ela esperar pela dor.

A vagina é elástica e não oferece resistência, mesmo durante a primeira vez. Portanto, é importante que a mulher não fique tensa, para não enrijecer a musculatura da vagina, o que resultaria na difícil penetração do pênis.

A partir daí, o homem terá de forçar a entrada e o resultado será um incômodo. A dica é tentar não travar a parte interna da coxa e, dessa forma, a musculatura interna ficará relaxada e a mulher não sentirá dor.

Sempre há sangramento na primeira vez?

O sangramento durante a primeira vez nem sempre acontece. Há mulheres com o hímen complacente, mais elástico e que, por isso, não se rompe com facilidade. Já outras, possuem o hímen fibroso, que provoca um pequeno sangramento.

A primeira vez pode ser prazerosa?

É bem possível que a menina sinta prazer na primeira vez. Algumas são orientadas, se informam bastante e estão com o menino que gostam – e tudo isso ajuda. O parceiro, às vezes, também contribui para que tudo saia perfeito.

Dicas para caprichar na primeira vez

Seguindo algumas dicas, você poderá entender melhor o que acontece durante a primeira vez e amenizar a tensão tanto de meninas quanto dos meninos. Veja abaixo:

1. Mantenha a musculatura interna da coxa relaxada e procure não ficar nervosa;

2. Introduza o dedo na vagina antes da penetração. Ajuda muito e a menina consegue ter um primeiro contato com a penetração. É importante porque ela saberá como é a sensação de ter algo dentro dela. É necessário fazer isso com calma e delicadeza para não machucar;

3. Esteja entregue. A menina precisa sentir o momento, estar presente de corpo e alma durante a primeira vez;

4. Diga o que você quer. Não existe problema nenhum em dizer se você está gostando ou se está se sentindo incomodada, ou sugira outras posições;

5. Sugere-se ter o hábito de se masturbar. Assim, a menina terá conhecimento sobre o próprio corpo e reações. Sem dúvida terá uma primeira vez mais prazerosa do que aquela que não sabe o que está acontecendo;

6. Aprecie as preliminares. Elas são fundamentais e não só na primeira vez. Ajuda a preparar o corpo para receber o pênis. A musculatura relaxa, o útero vai se elevando e, com isso, alonga o canal vaginal;

7. Não existe uma regra sobre a melhor posição para a primeira vez. Será sempre aquela que for mais confortável para ambos e na qual a mulher consiga relaxar;

8. Recomenda-se consultar um médico antes da primeira vez e ao longo da vida sexual. Isso ajuda a mulher a se preparar e é essencial para que receba orientações quanto a métodos preventivos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Conheça o slow sex e os principais benefícios desta prática

14 Dias de sexo incrível: aprenda agora mesmo sobre como melhorar drasticamente sua vida sexual

ALIMENTOS AFRODISIACOS : 8 Alimentos afrodisíacos para melhorar sua vida sexual

Silicone melhora sua vida sexual. Você acredita?

Como retomar a vida sexual com seu marido após a gravidez

Precisa de uma ajudinha? Saiba como identificar um transexual e não tenha mais dúvidas