Filhos

Segundo filho: saiba como preparar o primogênito para a chegada do irmão

Por Redação Doutíssima 20/02/2015

A chegada do segundo filho deve ser sempre muito dialogada em casa, para evitar conflitos com o primogênito. É importante que o seu filho participe da gravidez e entenda que as necessidades do irmão que está para chegar são diferentes das que ele apresenta.

 

segundo filho

Chegada do novo bebê altera a rotina, mas deve haver diálogo com primogênito. Foto: iStock, Getty Images

Prós e contras do segundo filho

 

É essencial ter paciência e salientar para o primogênito as vantagens de se ter um irmão. A chegada do segundo filho não deve causar um afastamento entre pais e filho mais velho. É possível e perfeitamente normal que seu filho tenha ciúmes do irmão que está para chegar.

 

Afinal de contas, antes ele tinha toda atenção e cuidado dos pais, mas com a chegada do irmão, esse mundo será compartilhado.

 

O segundo filho pode e vai mudar a rotina da casa. Os pais devem ficar atentos ao comportamento do filho mais velho, pois ele pode apresentar algumas alterações por causa do ciúme do irmão recém chegado.

 

O primogênito também pode mostrar um comportamento mais infantil no intuito de receber tanta atenção quanto o irmão. Nesses casos, é essencial que os pais conversem com o filho e deixem claro o papel dele referente ao irmão e família.

 

Como dialogar a chegada do segundo filho

 

Insira o seu filho no processo de escolha do enxoval, para que ele se sinta parte desse momento. Mas se a criança demonstrar sintomas de birra, é importante que os pais se mantenham firmes e não cedam a chantagens e choros desnecessários.

 

É importante que os pais fiquem atentos na hora do parto, pois pode ser o primeiro momento que a criança ficará longe dos pais. Explique a situação para que ele entenda que é por um tempo e que logo ele poderá visitar os pais e conhecer o irmão.

 

A maioria das crianças tendem a apresentar sentimentos contraditórios, por isso, é necessário dedicar um tempo ao filho mais velho e prestar atenção em seu estado emocional.

 

O momento mais difícil para o primogênito é quando se depara com a mãe amamentando o irmão. Esse momento exige muita paciência e sabedoria dos pais para contornar a situação. Uma das dicas para superar essa situação é mostrar para o filho mais velho que ele também já passou por essa fase.

 

A rotina de alimentação das crianças será diferente, por isso, é importante ficar atenta aos desejos do filho mais velho justamente na hora de amamentar o segundo filho.

 

O pai pode – e deve – ajudar nesse momento, conversando com o mais velho e dando atenção para ele, para que a mãe consiga amamentar sem estresse.

 

Se vocês decidirem fazer alguma mudança, como passar o berço do irmão mais velho para o segundo filho, façam no começo da gravidez. Dessa maneira, todos podem se acostumar com as mudanças.

 

Arrume o quarto do primogênito  para que ele se sinta parte das mudanças. É essencial que os pais não esqueçam de pedir ajuda do filho mais velho para organizar o quarto do irmão que está chegando. Assim, ele poderá ver as diferenças e que há espaço para todos na casa e na família.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!