Pele

Atenção à prevenção: como evitar as espinhas no rosto em 5 dicas

Por Redação Doutíssima 25/09/2014

Para a maioria das mulheres, ficar bonita não é apenas escolher boas roupas, mas também ter uma pele impecável. Para isso, é preciso que ela seja suave e lisinha, sem nenhum sinal de rugas ou manchas. E o que dizer de espinhas? Veja nesse artigo algumas dicas e aprenda como evitar as espinhas no rosto.

como-evitar-as-espinhas-no-rosto

Aplicar gelo remove a oleosidade e a sujeira que está presa dentro dos poros. Foto: Shutterstock

Aprenda como evitar as espinhas no rosto

Espinhas são, de fato, uma das imperfeições de pele mais estressantes. Elas têm uma aparência nada agradável e não combinam com um encontro romântico ou com o dia de uma reunião importante no escritório. É fato: a acne pode chamar mais atenção do que a sua apresentação.

No momento em que detectamos uma espinha no rosto, começamos a pensar nas formas possíveis para se livrar delas o mais rápido possível. Mas isso nem sempre é uma tarefa fácil, por isso é importante encontrar métodos e alternativas que ensinam como evitar as espinhas no rosto.

Como evitar as espinhas no rosto em 5 dicas

Veja a seguir 5 dicas simples que você pode adotar e certamente irão ajudar a manter a sua pele livre de espinhas.

1. Mantenha seu cabelo longe do rosto

Gel, pomada, mousse, spray de cabelo. Normalmente, colocamos muitos produtos no cabelo para deixá-los lindos durante todo o dia. Mas você já pensou que os seus produtos de cabelo podem estar causando suas espinhas?

Por isso, se você quer saber como evitar as espinhas no rosto, não se esqueça de manter os produtos que usa em seus cabelos longe de sua pele. Outros locais onde frequentemente aparecem espinhas causadas por produtos de cabelo são o queixo, o pescoço e as costas. Mantenha o seu cabelo longe de seu rosto e veja o resultado.

2. Mantenha as mãos longe do seu rosto

O que você faz com as mãos quando o tédio bate? Você descansa seu queixo ou bochechas nelas? E quando você está pensando em alguma coisa? Você toca seu rosto ou o queixo com o dedo? Onde suas mãos vão parar quando você está caindo no sono?

Se você respondeu sim a qualquer destas perguntas, repense antes de trazer seus dedos oleosos e sujos até o seu rosto. Os óleos em suas mãos serão transferidos para o seu rosto e poderá aumentar a acne.

3. Use os produtos oil-free

De hidratantes às bases. Escolher versões oil-free é a primeira regra para aprender como evitar as espinhas no rosto. Isto significa que você tem que escolher o tipo certo de produtos para a sua pele.

Jamais use um produto porque ele é mais barato ou da sua mãe, prima e amiga. Procure uma fórmula livre de óleo ou não-comedogênico no rótulo. E para pessoas que possuam esse problema, não importa a idade, a maquiagem mineral é a melhor aposta.

4. Coma saudável

Muitos especialistas afirmam que quase nenhum produto cosmético pode beneficiar a nossa pele tanto quanto uma dieta saudável, composta de frutas e vegetais frescos.

Por isso, a melhor maneira de entender como evitar as espinhas no rosto é ficar longe de alimentos gordurosos e açucarados, como chocolates ou junkie food, que não fazem muito bem para a nossa pele. Mas se mantermos um cardápio composto com grãos, frutas e legumes, nosso organismo se mantém saudável e livre de espinhas.

5. Aplique gelo

A aplicação de gelo na pele é outra maneira de aprender como evitar as espinhas no rosto, já que irá remover a oleosidade e a sujeira presa dentro dos poros e reduz a vermelhidão e o inchaço.

Para se livrar de uma espinha, coloque um cubo de gelo em um pano e pressione contra a área afetada. Ou também você pode incluir a aplicação de gelo picado à sua rotina de beleza, a fim de evitar o aparecimento de novas espinhas.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!