Beleza > Pele

Máscara de argila verde: Como fazer e quais os benefícios para a pele oleosa

Por Debora Stevaux 02/12/2017

O verão chegou e com ele, a alta das temperaturas. O que significa uma grande dor de cabeça para a maioria das pessoas que possuem pele oleosa: é extremamente comum que os quadros de acne piorem, aumentando a quantidade de sebo na pele, e consequentemente, um maior número de cravos e espinhas. Muitas pessoas gastam fortunas para tentar controlar a oleosidade da pele, principalmente do rosto, que piora consideravelmente nessa época do ano. Porém, não é preciso de muito dinheiro, tampouco de técnica para solucionar esse problema. A palavrinha mágica, nesse caso, é uma só: argila verde.

Confira uma receita maravilhosa de máscara de argila verde com óleo de coco e borra de café para combater a oleosidade da pele.
(Fonte: iStock)

Esse tipo de argila é o mais conhecido dentre as variedades da substância e por possuir o pH neutro, tem a função de diminuir a produção sebácea da pele, além de desintoxicar, oxigenar e esfoliar suavemente as células da epiderme, como é chamada a camada mais superficial da pele. Essa argila também é rica em vários minerais importantes como o zinco, magnésio, cálcio, potássio, ferro e fósforo. Todos eles possuem a função de absorver as impurezas, além de atuarem como adstringentes, tonificantes, estimulantes, cicatrizantes e secativos da pele.

Por ser extremamente comum, é muito fácil de encontrá-la. Você pode encontrar em qualquer loja de produtos naturais da sua cidade, em feiras ou comprar até mesmo pela internet. Em média, um saquinho de 1kg do produto em pó custa R$20, mas depende do estabelecimento e do formato em que é apresentado. A máscara já pronta custa bem mais caro.

E para te ajudar nessa missão de acabar com a oleosidade excessiva, principalmente do rosto, elencamos uma receita maravilhosa de máscara de argila verde que pode ser aplicada em qualquer região do corpo que sofra com essa condição: face, tronco ou costas. A regularidade depende das condições da pele e do nível de oleosidade de cada um, mas geralmente pode ser feita de 15 em 15 dias. Na dúvida, consulte um dermatologista.

Você vai precisar de:

  • Uma porção pequena de argila verde em pó;
  • Água pura quente ou soro fisiológico;
  • Uma colher de sopa de óleo de coco;
  • Borra de café;
  • Um recipiente de vidro, cerâmica ou metal para fazer a mistura;
  • Um pincel ou luvas descartáveis para a aplicação;

Modo de preparo:

Coloque a argia no recipiente, a borra de café e o óleo de coco. Vá acrescentando aos poucos a água até atingir uma mistura de consistência homogênea e pastosa. Aplique no rosto ou em outra região do corpo. O óleo de coco tem função hidratante e a borra de café, esfoliante, que terão um poder catalisador sobre as propriedades benéficas da argila. Deixe a máscara por 20 minutos. Se for aplicar no rosto, tome cuidado para não passar na região da boca ou dos olhos. Depois, retire com água corrente e sabonete. Passe um creme hidratante de sua preferência depois da lavagem. Pronto! A partir de agora, os cravos e espinhas estão com os dias contados.