[the_ad_group id="16401"]
Dica do Dermatologista > Pele

Veja como saber o seu tipo de pele e como se proteger de doenças

Por Redação Doutíssima 26/05/2014

Cada pele necessita de cuidados específicos e para isso, é preciso considerar como saber o seu tipo de pele, se normal, oleosa, seca, mista ou sensível. Os principais fatores que determinam o tipo de pele são os genes. Ou seja, geneticamente, você já nasce com essa questão definida.

É importante, contudo, entender como saber o seu tipo de pele, pois ela reflete todo o nosso estilo de vida. Se o seu corpo não estiver saudável, isto irá resultar em problemas mostrados também na sua própria pele.

Para cuidar bem da pele, é preciso respeitar as características naturais dela. Foto: Shutterstock

Para cuidar bem da pele, é preciso respeitar as características naturais dela. Foto: Shutterstock

No entanto, a beleza e a saúde da sua pele também dependem de outros fatores, como da dieta, nível de estresse, os medicamentos administrados, a forma como você cuida do seu corpo e o descanso. Estes aspectos determinarão a quantidade de óleo que a sua pele produzirá e também o seu aspecto.

Entenda como saber o seu tipo de pele

Para que você entenda como saber o seu tipo de pele, sugerimos fazer um teste simples e prático. Pegue um lenço seco e limpe o rosto ao acordar. Quem possui pele normal, vai notar que o lenço não ficou com óleo e sua pele estará com aspecto flexível, vibrante, fresca e elástica. Já os que têm pele oleosa, irão verificar manchas transparentes no lenço, resultante do excesso de óleo na pele.

È importante lembrar que, geralmente, a área do nariz, bochechas e testa acumulam mais oleosidade. No entanto, se houver óleo apenas no centro, a pele pode ser do tipo mista, por exemplo, se você verificar que o óleo vem apenas do nariz e testa e não das bochechas. Perceba, assim, a facilidade que é como saber o seu tipo de pele.

Independente do tipo, o principal é manter em dia algumas dicas para ter uma pele bonita, respeitando as características naturais de cada uma. Confira um pouco sobre cada um dos tipos de pele e como saber seu tipo através das características que possui:

– Pele normal: possui uma textura fina e uma superfície suave, macia e é bem flexível. É, sem dúvida, o tipo mais equilibrado e o que menos problemas e imperfeições, como espinhas e manchas desenvolvidas;

– Pele oleosa: este é um tipo de pele que produz uma maior quantidade de óleo, marcada pelo aspecto gorduroso e brilhante que se vê em muitas pessoas. Tem também maior tendência para o desenvolvimento de espinhas;

– Pele seca: é o tipo que mais requer cuidados, devido à tendência para envelhecer mais rapidamente e desenvolver problemas mais sérios. Possui uma tendência maior para descamar, ter menos elasticidade, desenvolver rugas e linhas de expressão do que os outros tipos de pele;

– Pele mista: um dos tipos mais comuns de pele é uma combinação de pele seca com oleosa. Algumas regiões são oleosas, como no queixo, nariz e testa e, os poros são naturalmente mais dilatados, Mas há outras áreas em que esta pode ser normal ou seca, como ao redor dos olhos, boca e bochechas;

Pele sensível: muito suscetível às alterações do clima, possui uma textura fina, delicada e bastante sensível ao uso de cosméticos. A pele sensível é talvez um dos tipos mais problemáticos e, como tal exige, cuidados especiais.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

 

5 Dicas para escolher o protetor solar corretamente

Base com protetor solar e protetor com cor de base: qual a diferença?

Proteção para a pele: veja dicas importantes sobre o uso de protetor solar

Sol e vitamina D: aliados naturais da sua saúde

Como tomar sol no verão sem estragar a pele

Conheça os perigos de usar óculos de sol falsificados

Como escolher os óculos de sol que combinam com o seu rosto


[the_ad id="14710899"]
[the_ad id="14710899"]
[the_ad_group id="16404"]