Pele

Confira e inclua na rotina os principais cuidados com a pele no inverno

Por Redação Doutíssima 01/09/2014

Com as temperaturas caindo, a necessidade de colocar o ar condicionado para função aquecimento faz com que a umidade do ar diminua, ou seja, o inverno se torna um perigo para a pele. Por isso, é preciso redobrar os cuidados com a pele no inverno.

Cuidados com a pele no inverno começam na hidratação

As condições relacionadas com a estação fazem com que a umidade natural da pele se perca mais rapidamente e a hidratação deve ser priorizada, já que a pele pode ficar flácida e enrugada.

cuidados-com-a-pele-no-inverno

Tomar alguns cuidados com a pele no inverno ajuda a passar a estação ainda mais bonita. Foto: Shutterstock

Vaidade à parte, é importante ter cuidados com a pele no inverno, pois também é nesta época do ano em que ficamos mais suscetíveis a doenças de pele e bactérias. Lembre-se: a pele seca é propensa ao atrito, e pequenos cortes podem facilmente ser contaminados por micro-organismos que podem levar a problemas como a acne.

Se você quer manter a sua pele longe dos efeitos nocivos do inverno, veja alguns cuidados fundamentais para tê-la impecável para a primavera.

6 principais cuidados com a pele no inverno

Invista em hidratantes de qualidade

Você deve escolher um produto que efetivamente hidrate a sua pele. Se você tem pele seca, opte por hidratantes que são à base de óleo, mais eficazes na criação de uma barreira protetora sobre a pele para evitar que a umidade não se perca no ar do inverno.

Hidratantes à base de óleo geralmente possuem ingredientes como óleo mineral, óleo de amêndoas ou óleo de abacate. Para absorver mais umidade, você também pode tentar procurar umectantes, que contém glicerina ou ácidos alfa-hidroxi.

No entanto, se você tem pele oleosa, então você deve considerar um hidratante à base de água. Ele funciona bem, mas sem acrescentar mais oleosidade na pele.

Tome banhos curtos

É tentador aumentar a temperatura habitual da água durante o inverno. Embora possa ser reconfortante no momento, a água quente cria um efeito adverso sobre a sua pele. Tomar banhos muito quentes, especialmente aqueles feitos por muito tempo, pode tirar a camada a oleosidade natural da pele, que mantém a pele macia e hidratada.

Por isso, se você não dispensa um banho quente, mas quer manter os cuidados com a pele no inverno, reduza o tempo do banho para, no máximo, 10 minutos.

Tenha uma dieta saudável

Os cuidados com a pele no inverno também devem considerar a alimentação. Quando o tempo está frio, é fácil cair em tentação e tornar o chocolate quente o seu melhor amigo. O açúcar presente no chocolate quente e em outras bebidas comuns do inverno é um estimulante para as glândulas sebáceas, que são responsáveis pela produção da oleosidade da pele.

Para evitar manchas na pele, procure comer alimentos ricos em vitamina E e colágeno, como o abacate, mirtilos e mangas.

Escolha o tipo certo de produto de limpeza

Esfoliantes e outros produtos abrasivos podem tirar os óleos essenciais da pele, tornando-a mais propensa a espinhas e outros problemas. Para manter estes cuidados com a pele no inverno, é essencial manter os óleos e a umidade da pele e evitar os esfoliantes e produtos que agridem o seu rosto.

Escolha fórmulas mais suaves, como aqueles produtos de limpeza para pele oleosa e mista. Lave o rosto duas vezes ao dia, uma vez pela manhã e outra à noite.

Não se esqueça do protetor solar

Protetor solar não é necessário apenas no verão. E este é um dos cuidados com a pele no inverno que as pessoas acabam ignorando. Mas os raios ultravioletas não desaparecem no inverno. Por isso, você deve usar protetor solar mesmo em dias com o tempo nublado.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!