Pele

Espinha interna: conheça suas causas e como tratar o problema

Por Redação Doutíssima 02/09/2014

Muita gente, depois que passa pela adolescência, pensa que se livrou das espinhas. Mas na verdade elas podem aparecer em qualquer idade. Isso porque muitos fatores pode desencadeá-las. A mais temida é a espinha interna, que pode ser um grande problema, já que sempre apresenta mais inchaço e vermelhidão do que a espinha que é vista externamente.

Além disso, ela é mais dolorida e pode demorar vários dias até que desapareça por completo. Se você sofre com espinha interna e não sabe o que pode estar causando este problema, veja quais os fatores que favorecem o seu aparecimento e como você pode tratá-la.

espinha-interna

Casos de espinha interna incomodam, mas podem ser tratados. Foto: Shutterstock

Como surge a espinha interna

As glândulas sebáceas da pele produzem óleos naturais, que são essenciais para mantê-la sempre úmida e oleosa. Quando estas glândulas são obstruídas, resultado da acumulação de sebo, pode infectá-las, o que resulta no aumento da glândula sebácea, que são as espinhas. No caso da espinha interna, acontece a mesma coisa, porém, estas glândulas sebáceas bloqueadas são alvo de bactérias e sujeira, e por isso resultam em uma infecção dentro da pele, em uma camada inferior.

Todos sabemos que é importante não apertar as espinhas, pois o pus geralmente contém bactérias, o que pode ocasionar um surto que pode se estender a áreas próximas. Além disso, no caso da espinha interna, ao forçar o pus para fora, você acaba forçando para que ele atinja cada vez mais as camadas internas da pele, ocasionando a acne cística. Mas existe solução para a espinha interna, basta procurar um dermatologista e conversar sobre um possível tratamento.

Como tratar a espinha interna

Além de recorrer a um profissional para conseguir a melhora do caso, existem alguns métodos que podem resolver o problema. Veja alguns deles:

Compressas quentes

Use uma compressa quente em torno da espinha, já que isso irá promover o aumento da circulação e com isso, acelerar o processo de cura. Assim fica mais fácil que apareça um ponto na pele para o descarte de resíduos infecciosos acumulado no interior.

Hidratação

A água ajuda a eliminar as toxinas acumuladas no corpo e acelera o processo de cicatrização. Beber uma grande quantidade de sucos de frutas frescas também pode ser benéfico.

Mel

A aplicação de mel no local é muito benéfica, já que o alimento possui propriedades antissépticas, o que ajuda a eliminar as bactérias, responsáveis ​​pelo aparecimento da espinha interna. Além disso, o mel também funciona como uma limpeza profunda e está associado a uma incidência mais baixa de formação de cicatrizes em pessoas com acne.

Suco de limão

A aplicação suco de limão também é muito eficaz. O sumo de limão age limpando a pele e removendo impurezas e bactérias que se acumulam nos poros. O suco de limão também atua dando mais brilho a pele.

Vitaminas

As vitaminas A e C desempenham um papel importante na melhoria da saúde da pele e também podem ajudar a reduzir a ocorrência de doenças de pele, como acne. Aumente a ingestão de alimentos ricos nestas vitaminas, como as frutas cítricas, manga, limão, entre outros. A aplicação de cremes e pomadas que contenham vitamina A e vitamina C também podem ajudar.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!