Cabelos

Tipos de franja: como escolher qual combina mais com você

Por Redação Doutíssima 14/10/2015

De vez em quando bate aquela vontade de mudar o visual. Um dos primeiros alvos são os cabelos, afinal, se não gostou ele cresce de novo, não é? Caso você esteja pensando em mudar as madeixas, confira os tipos de franja que mais combinam com o formato do seu rosto.

tipos de franja doutíssima istock getty images

Franja é uma ótima alternativa para quem quer mudar o visual sem ser radical. Foto: iStock, Getty Images

 

5 tipos de franja

Conheça alguns tipos de franja e inspire-se para um novo visual:

 

1. Franja reta clássica ou irregular

Entre os tipos de franja mais usados está aquela em que o cabelo fica reto, ou um pouco desfiado na altura das sobrancelhas. O corte cai bem em rostos mais finos e compridos, ovais ou quadrados.

Você pode optar por uma quantidade grande de cabelo, o que vai deixá-la pesada e bastante cheia, mas também pode escolher uma opção desfiada, mais leve.

 

2. Franja reta curtinha

A vocalista da banda Paramore, Hayley Williams, popularizou bastante esse estilo de franja. É um corte que combina com mulheres que adotam um estilo mais alternativo. De maneira geral, ela fica na altura do meio da testa, podendo ser bem reta ou arredondada nas pontas.

Apesar de combinar com rostos ovais, você deve tomar cuidado e não cortá-la apenas porque sua artista favorita usa. O risco de você não curtir o resultado é grande, e esse é um dos tipos de franja que demora a crescer.

Para ambas as franjas retas, saiba que o shampoo seco também é um dos grandes aliados. Com o toque constante das mãos, o cabelo da região pode ficar oleoso.

 

3. Franja dividida no meio

Geralmente na altura dos olhos, a franja dividida no meio pode ser a alternativa para quem cortou a franja reta e está deixando crescer. Se encaixa na maioria dos formatos de rosto, e pode ficar melhor ainda se usada mais longa em rostos arrendondados.

Uma dica é sempre estar com o secador de cabelo por perto para ajeitar os fios e dividi-los depois da lavagem

 

4. Franja curta lateral

Ideal para rostos delicados e pequenos. Também surge como uma alternativa para quem quer deixar a franja reta crescer. Além disso, se você está pensando em adotar um corte long bob, esse é um dos tipos de franja que combinam com o estilo.

 

5. Franja longa

Se você está com medo de cortar a franja e não gostar, o estilo mais longo é o indicado. Pode iniciar na altura do queixo e ficar com as pontas desfiadas. Esse corte dá movimento aos fios e é indicado para mulheres com fios compridos.

Todos os tipos de rosto aceitam bem a franja longa, além de ser prática e tomar a forma que você preferir na hora de se arrumar.

 

Cuidados com a franja

Famosas como Taylor Swift, Emma Stone, Sabrina Sato e Tainá Müller são adeptas de diferentes tipos de franja e cuidam para que as madeixas sempre estejam hidratadas e com o corte em dia. Confira alguns cuidados básicos para ter um visual harmonioso:

1. Mantenha as mãos longe da franja

A oleosidade da testa pode ser passada através dos fios e deixá-los com aspecto brilhoso também. Por isso, quanto menos você mexer nos cabelos da região, diminuem as chances de você chegar ao fim do dia como se não tivesse lavado o cabelo.

2. Use e abuse do secador

Acredite, depois de cortar uma franja dificilmente você sairá de casa sem ter secado completamente os cabelos. Quase sempre, dependendo do tipo de fio, o corte vai pedir uma escovada e até mesmo o uso da chapinha.

3. Tenha paciência

Mesmo que longa, uma franja requer cuidados de higiene e corte. As chances de você enjoar do visual também são grandes, mas nesses casos, é necessário a paciência para deixar os fios crescerem. Enquanto isso, você pode recorrer a presilhas e acessórios para variar.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!