Colesterol é um tipo de gordura (lipídio) produzida naturalmente pelo fígado e também consumido através de alimentos de origem animal (carnes e produto lácteos). Ele desempenha funções essenciais em nosso organismo, mas em excesso pode ser muito prejudicial à saúde, causando doenças como arteriosclerose, AVC, hipertensão e problemas cardíacos.

colesterol

Colesterol pode ser bom

Ingerir comida rica em gordura saturada é a principal causa do aumento do colesterol, mas há outros fatores que podem aumentar esses níveis: genética, fumo, idade, diabetes etc.

O transporte do colesterol em nosso organismo acontece através das proteínas, o que promove a existência das lipoproteínas, também conhecidas como:

– Lipoproteína de alta-densidade (HDL) ou colesterol bom: faz bem para o seu coração, pois transporta o colesterol das artérias ao rim, onde é eliminada.

– Lipoproteína de baixa-densidade (LDL) ou colesterol ruim. Faz mal para o seu coração, pois transporta o colesterol do rim aos tecidos do corpo. Se houver muito LDL, ou colesterol ruim, no seu corpo, ele pode se acumular nas células e nas artérias.

Existem algumas medidas que podem ajudar a melhorar os níveis de colesterol, evitando assim o risco das doenças cardíacas:

– Faça uma dieta saudável, rica em frutas, verduras e fibras.
– Faça exercícios regularmente e emagreça se estiver acima do peso.
– Pare de fumar.

As complicações originadas pelo colesterol alto podem evoluir e levar uma pessoa à morte. Cuide-se!

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Alimentação saudável: saiba quais são as gorduras do bem e onde encontrá-las

Por uma vida mais tranquila: conheça os alimentos funcionais que ajudam a combater a ansiedade

Conheça os alimentos que tiram o sono e invista numa dieta muito mais motivadora

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Comer bananas diminui as cãibras? Saiba se o conhecimento popular tem razão

Problemas no sangue? 7 comidas que devemos evitar quando há problema de sangue fino

Fuja das comidas que sugam as suas energias