Especialidades

Escleroterapia com glicose é opção de tratamento de microvarizes. Veja como funciona!

Por Redação Doutíssima 12/09/2014

A escleroterapia com glicose é um tipo de tratamento utilizado para secar microvarizes. Consiste em uma injeção com uma concentração de glicose hipertônica de 50 a 70% diretamente nas varizes.

Escleroterapia com glicose acaba com microvarizes

A técnica faz com que as microvarizes desapareçam completamente, mas para isso são necessárias de três a cinco sessões, que podem ser realizadas uma vez por semana.

escleroterapia-com-glicose

Escleroterapia é indicada para tratar varizes em pacientes que não tem alergia. Foto: Shutterstock

A escleroterapia com glicose é indicada para aqueles pacientes que não possuem nenhum tipo de alergias e complicações. O tratamento é contraindicado em pacientes com diabetes, pois pode alterar o nível de glicose no organismo.

Como são as sessões

O tratamento para microvarizes feito com a escleroterapia com glicose é um pouco dolorido, devido às picadas da agulha. Além disto, quando o líquido é inserido, o paciente sente uma queimação no local da aplicação. No entanto, a dor e a queimação são sensações consideradas suportáveis. Em alguns casos pode deixar pequenas manchas na pele que saem com o tempo.

Segundo especialistas, o valor do tratamento varia entre R$ 100,00 e R$ 500,00 por sessão, dependendo da clínica e do profissional que irá realizar o procedimento.

Por utilizar um líquido natural, a escleroterapia com glicose é muito indicada, pois não causa reações alérgicas na pele nem risco de choque anafilático ou úlceras isquêmicas. Vale lembrar que o método deve ser realizado por um cirurgião vascular em um ambiente especializado e esterilizado.

Cuidados após a escleroterapia com glicose

Os cuidados devem ser tomados antes e depois do tratamento. Um dia antes de realizar a escleroterapia, o paciente não pode fazer depilação ou aplicar cremes nas pernas.

Após as aplicações, evite a exposição ao sol por uns 15 dias. Os raios ultravioletas podem provocar manchas escuras no trajeto da variz em tratamento.

É recomendado também que a pessoa use uma meia de compressão elástica durante o dia por duas semanas. Além disto, deve evitar a prática de exercícios físicos exaustivos por três semanas.

A escleroterapia com glicose pode apresentar efeitos colaterais como formação de pequenas bolhas no local, manchas escuras na pele, hematomas e inchaço. Os sintomas desaparecem em alguns dias.

Como prevenir as varizes

Especialistas alertam que, apesar do tratamento de escleroterapia com glicose ser muito eficaz, isto não impede que apareçam novas varizes. Mesmo após a secagem a pessoa precisa manter hábitos saudáveis e praticar exercícios. Confira algumas dicas de especialistas para prevenir o surgimento de varizes:

– Evitar excesso de peso

– Evitar o uso de salto alto diariamente, pois eles atrapalham a circulação do sangue

– Antes de começar um tratamento com pílula anticoncepcional, consulte um médico e peça maiores explicações

– Não fique o dia inteiro na mesma posição

– Tenha cuidado com exercícios, como a musculação ou a aeróbica de alto impacto, porque provocam uma maior tensão nos vasos e, por consequência, a sua dilatação

– Sempre que possível, deite-se com as pernas elevadas, para favorecer o retorno venoso

Não fume

– Jamais trate as varizes sem o acompanhamento de um cirurgião vascular.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!