Pele

Veja 3 tratamentos contra manchas na pele com ótimos resultados

Por Redação Doutíssima 07/08/2014

Muitas pessoas, em algum momento da vida, enfrentam o problema de manchas na pele de diversas origens. Isso acontece quando há uma produção e distribuição desordenada da melanina, pigmento escuro produzido pelo organismo para a proteção da pele.

Há ainda uma conexão entre manchas na pele e os hormônios femininos, fazendo com que mulheres sejam suscetíveis a ter sua pele machada. É bastante comum aparecer durante a gestação, em quem usa pílula anticoncepcional ou faz reposição de hormônios.

manchas-na-pele

A exposição contínua e excessiva ao sol é um fator que gera manchas na pele. Foto: Shutterstock

Sol pode gerar manchas na pele

No entanto, não são apenas tais condições que fazem com que as manchas surjam: o sol também tem culpa. A exposição em excesso desencadeia o problema que atinge com mais força as mulheres de pele morena, justamente por serem aquelas que pensam estar naturalmente mais protegidas.

As células da pele acumulam os efeitos da radiação no decorrer da vida e, quando você menos espera, percebe uma marca no rosto. Por isso, é fundamental apostar em prevenção, usando filtro solar de forma regular e cotidiana, inclusive para trabalhar, e investir nos tratamentos recomendados pelos especialistas.

3 métodos contra manchas na pele

Peeling

A primeira opção utilizada pelo dermatologista para a retirada de manchas consiste na aplicação de ácido, o que resulta em uma descamação da pele que faz com que o pigmento escurecido seja removido aos poucos.

A quantidade de sessões feitas para que a retirada de manchas seja completa varia com intensidade do pigmento, ficando em torno de três a cinco sessões, intercaladas com um espaço que varia entre duas e quatro semanas.

O processo deve ainda ser seguido com cuidados em relação à exposição solar e calor excessivo, visto que, se não houver um controle, as manchas na pele podem piorar, inclusive.

Laser

Quando o peeling não é o suficiente para a remoção de manchas na pele, pode-se apelar para outro tratamento dermatológico com laser. No entanto, o tratamento é controverso e é preciso de investigação médica para que o mesmo seja indicado.

A mesma luz intensa ou pulsada utilizada na remoção de manchas pode agravar o problema em cerca de 30% das pacientes, as quais acabam, inclusive, sofrendo um aumento da manchas por conta de um processo infeccioso na pele. Sendo assim, o laser é indicado apenas em caso de mulheres que não obtiveram resultado satisfatório com o peeling e com os cremes.

Cremes

Ainda que sejam feitos tratamentos potentes para remover manchas na pele, será preciso usar um creme com ação clareadora por, pelo menos, três meses. Os ácidos – glicólico, salicílico, retinoico, entre outros – servem tanto para remover as células superficiais da pele e os pigmentos que nela se encontram, clareando o tom, como para favorecer a penetração de outros princípios ativos dos produtos.

É o caso da hidroquinona, do ácido kójico e do arbutin, substâncias que inibem a formação de uma enzima responsável por produzir e distribuir a melanina, bloqueando a formação do pigmento que causa a mancha.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!