Exercícios > Fitness

Exercícios físicos garantem qualidade de vida

Por Redação Fortíssima 11/07/2016

Praticar exercícios físicos é pedido de grande parte dos médicos que estão preocupados com a saúde dos pacientes sedentários. A falta movimentação é responsável pelo desenvolvimento de doenças que podem trazer riscos para a saúde.

O corpo humano é uma máquina que não foi desenvolvida para ficar parada. Todos devem reservar alguns momentos dia para caminhadas, musculação ou outro tipo de atividade física. O importante é não dar vez para o sedentarismo.

Confira 8 benefícios dos exercícios físicos

Ainda não arrumou ânimo para começar a praticar atividades físicas regularmente? Anote aí a lista de benefícios que você está deixando de oferecer ao seu corpo. Quem sabe esse empurrãozinho não dá aquele gás.

  • Atenuam os efeitos negativos dos sintomas de ansiedade e depressão. A liberação de alguns neurotransmissores garante sensação de felicidade e bem-estar prolongado
  • Fortalecem o sistema imunológico e protege o corpo contra doenças que podem prejudicar a sua qualidade de vida. Diga adeus às gripes, resfriados e dores de garganta
  • Ajudam na aceleração do ritmo cardíaco, que é responsável pela maior queima de calorias. Todos os exercícios potencializam a eliminação de gorduras prejudicais à saúde
  • Permitem que o corpo libere a endorfina. Diga adeus aos terríveis sintomas do estresse e para o complicado mau humor matinal
  • Melhoram o condicionamento físico, coordenação motora e promovem o aumento da flexibilidade do corpo
  • Fortalecem e estimulam a musculatura. O resultado é queima de gordura, músculos mais fortes e corpo menos inchado
  • Diminuem os efeitos da insônia e permitem que seu corpo realmente descanse.
Exercícios

Conte com o auxílio de profissionais para não correr riscos. Foto: iStock, Getty Images

Exercícios físicos são essenciais

Você já deve estar bem convencida da importância dos exercícios físicos para a qualidade de vida e bom funcionamento do organismo. Apesar disso, alguns detalhes são importantes para a escolha de atividades adequadas para o seu condicionamento, preferências pessoais e ritmo da rotina.  

Antes de começar, entre em contato com o seu médico e faça todos os exame para a análise completa de sua saúde. Se você está liberada, escolha academia ou centro de exercícios que mais combina com o seu estilo. Dá para investir na musculação, aulas de jump, bicicleta, dança, natação e tantas outras opções.

Converse com o professor e veja qual é a frequência ideal para a sua rotina. É necessário ter momentos de descanso para que o corpo não fique sobrecarregado – três a quatro treinos por semana são mais do que ideais. Se possível, intercale as atividades com meia hora de caminhada ou corrida.

E aí, pronta para começar? Não deixe para depois! Aproveite e escreva sua opinião sobre o artigo nos comentários.