Exercícios

Power Plate: conheça os alegados benefícios do treino de vibração

Por Redação Doutíssima 11/08/2014

Já imaginou perder medidas sem precisar se mexer? Parece sonho, mas esta é a promessa do Power Plate, a grande novidade do mundo fitness. O método consiste em uma plataforma vibratória, ou seja, o único trabalho que você tem para usá-lo é subir no aparelho e ligá-lo.

Fabricantes alegam que ele pode ajudar a aumentar a força, a perda de peso e a tonificar os músculos. Com apenas 30 minutos diários, há a promessa de construção de um corpo mais magro e tonificado.

power-plate

Exercícios na plataforma vibratória Power Plate podem fortalecer os músculos. Foto: Shutterstock

Algumas academias já oferecem sessões de Power Plate e até de aulas com o aparelho, usando diversos movimentos para potencializar os resultados obtidos. Além disso, muitas lojas especializadas já o comercializam e, assim, você pode ter a plataforma vibratória em casa e fazer este exercício quando quiser.

Power Plate promete mais resultados em menos tempo

O Power Plate usa a ciência por trás da resposta natural do seu corpo durante uma desestabilização – como o dispositivo se move, os músculos reagem para estabilizar novamente seu corpo.

A plataforma produz 25 a 50 vibrações por segundo, em amplitudes controladas com precisão, o que desencadeia algumas contrações reflexivas em seus músculos.

O aparelho pode proporcionar economia de tempo, devido à sua eficácia, já que muitos grupos musculares são ativados ao mesmo tempo durante a sessão de vibração. Acredita-se que apenas 10 minutos podem levar aos mesmos resultados que 60 minutos de musculação.

Como utilizar a plataforma

A melhor maneira de treinar no Power Plate é ir aumentando a frequência gradualmente. Os iniciantes na modalidade são aconselhados a começar com nove minutos do programa de resistência, seguido por nove minutos de alongamento, massagem e relaxamento, na frequência mais baixa.

Existem algumas posições que você pode fazer no seu aparelho e, assim, trabalhar com músculos específicos ou determinados grupos musculares. Por este motivo, o aparelho é indicado para quem pratica alguns esportes e realiza alguns movimentos repetitivos, já que pode fortalecer os músculos e articulações.

O treino de vibração é suave e de baixo impacto, permitindo que qualquer pessoa, independentemente da sua idade ou nível de aptidão, possa se beneficiar sem colocar pressão sobre articulações ou outras partes do corpo.

O treinamento pode estimular a mente, melhorar a concentração e contribuir para uma sensação geral de bem-estar, ajudando a eliminar os efeitos do estresse.

Conheça alguns de seus benefícios

– Melhora a força e a potência muscular;

– Melhora a flexibilidade do corpo e a amplitude os movimentos;

– Redução de dores e recuperação de lesões;

– Melhora da celulite;

– Atua no aumento da densidade óssea e também previne a perda devido ao envelhecimento;

– Melhora a circulação, as funções cardiovasculares e cardiorrespiratórias;

– Melhora o equilíbrio, a mobilidade e a força entre a população idosa;

– Redução do peso;

– Diminuição da gordura corporal e aumento do tecido muscular em mulheres na pós-menopausa;

– Redução da dor e da fadiga em pessoas com encefalomielite miálgica, síndrome de fadiga crônica e fibromialgia.

Dúvidas sobre o Power Plate

Apesar de todos os seus alegados benefícios, os estudos sobre os efeitos do uso regular do Power Plate são carentes, faltando ainda evidências científicas suficientes para atestar todos os impactos do uso de uma plataforma vibratória.

Em meio a dúvidas sobre a sua eficácia e possíveis riscos a longo prazo, é recomendado que crianças, gestantes e portadores de problemas na coluna não façam uso do aparelho.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!