Estética

Conheça opções para tratar calos dolorosos de forma caseira

Por Redação Doutíssima 18/09/2014

O calo nada mais é que uma camada dura que se forma na parte superior da pele. Existem calos de diversos tamanhos e alguns deles são muito dolorosos, causando desconforto, podendo até deixar a pessoa com dificuldades para caminhar. A melhor forma de tratar calos dolorosos é eliminar a fonte de irritação.

Como surgem e como  tratar calos dolorosos

Geralmente, os calos surgem de um atrito constante, de pressões sobre a pele ou de deformações na estrutura. Eles podem ocorrer em partes do corpo, como pés, mãos, cotovelos ou outras áreas expostas a esse atrito.

tratar-calos-dolorosos

Se previna dos calos dolorosos ao usar sapatos confortáveis e evitar o atrito. Foto: Shutterstock

Aprenda a tratar calos dolorosos

Segundo especialistas, para tratar calos dolorosos, primeiro você deve identificar o que está causando o problema. Muitas vezes, a causa dos calos nos pés pode ser devido ao modo errado da pessoa caminhar. Nestes casos, o médico precisa corrigir as alterações estruturais nos dedos ou a forma de caminhar do paciente.

Para tratar calos dolorosos, alguns médicos podem indicar pomadas à base de ácido acetil salicílico, ajudando a eliminar a pele morta.

Infelizmente, a medicina só trata os sintomas e não o problema, pois só é possível tratar calos dolorosos definitivamente eliminando a origem. Deixar os pés de molho em uma bacia com água morna também ajuda a aliviar a dor.

Se o seu problema é calos nos pés, você pode usar palmilhas especiais ou protetores de dedos, se for seu caso. Em casos mais graves, onde a pessoa não consegue tratar os calos, deve procurar um especialista e o mesmo poderá indicar um tratamento cirúrgico.

Existem também alguns remédios caseiros quem ajudam a tratar calos dolorosos, como o gelo. Ele reduz o inchaço e alivia a dor e o desconforto. Você pode pegar um pouco de gelo e colocar em um saco plástico ou em uma bacia com um pouco de água.

Esfolição também pode ajudar

Depois que a dor e o desconforto passar, a melhor coisa para eliminar os calos é passar algo que faça a esfoliação. Um ótimo creme esfoliante caseiro é a aspirina com limão.

Para fazer, pegue seis comprimidos de aspirina e uma colher (sopa) de suco de limão. Amasse bem os comprimidos e coloque dentro de um copo junto com o limão. Mexa até que fique uma mistura homogênea. Depois aplique nos calos, esfregando por alguns segundos e, em seguida, enrole a área num saco plástico ou papel filme e tampe com um pano.

Deixe o creme atuar por cerca de dez minutos e depois esfregue o polegar no local do calo, até que a pele comece a se soltar. A seguir, lave normalmente, seque e aplique um creme hidratante.

Como prevenir os calos dolorosos

A prevenção é a melhor forma de tratar calos dolorosos. Use sempre calçados confortáveis, mantenha um peso corporal dentro do seu limite e evite excesso de pressão ou movimentos de atrito constante. Hidratar a pele também é muito importante para prevenir.

Vale lembrar que você nunca deve cortar os calos. Embora existam alguns aparelhos que servem para isto, cortar os calos pode causar infecções e sangramento, principalmente em pessoas com diabetes.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!