Dieta

Uso da medicina ortomolecular para emagrecer ganha espaço. Veja como funciona

Por Redação Doutíssima 20/09/2014

A medicina ortomolecular vem crescendo muito nos últimos anos. Baseada no equilíbrio das funções vitais do corpo, ela tem como objetivo repor os minerais e vitaminas do organismo, além de corrigir e eliminar os radicais livres.

A medicina ortomolecular pode ser realizada por qualquer tipo de pessoa, desde crianças até idosos. Ela é utilizada na prevenção de doenças como artrite, câncer, doenças inflamatórias e degenerativas e também para emagrecer.

medicina-ortomolecular-para-emagrecer

Método utiliza alimentos naturais na dieta do dia a dia. Foto: Shutterstock

Mais conhecida como dieta ortomolecular, a medicina ortomolecular para emagrecer tem como finalidade restaurar o equilíbrio do organismo por meio da ingestão de alimentos. A dieta é muito simples: Ela substitui os alimentos industrializados pelos naturais, carboidratos refinados por integrais, leites e derivados integrais por desnatados e carnes vermelhas por aves, peixes e clara de ovo.

Além disso, a dieta proíbe, em qualquer hora do dia, a ingestão de carne vermelha, gema de ovo, pão branco e arroz branco nas últimas refeições.

Como usar a medicina ortomolecular para emagrecer

Cada pessoa tem um tratamento específico, por isso, se você quer realizar a medicina ortomolecular para emagrecer procure um especialista.

O primeiro procedimento que o ortomolecular vai realizar é lhe pedir um mineralograma capilar, ou seja, um exame feito por meio dos fios de cabelo e um exame de sangue que irão constatar quais vitaminas e aminoácidos o seu organismo está em falta.

Após analisar os resultados ele lhe dará a dieta. Lembrando que a medicina ortomolecular para emagrecer é simples de ser seguida, porém é necessária muita cautela na quantidade de suplementos vitamínicos e minerais.

Cardápio da medicina ortomolecular para emagrecer

Para você que está interessado em usar a medicina ortomolecular para emagrecer, segue algumas dicas que provavelmente serão receitadas pelo especialista:

Carnes: Fígado, aves e peixes. O fígado é um dos alimentos mais ricos em vitaminas, minerais e substâncias químicas de desintoxicação.

Frutas: Todo o tipo de fruta fresca, de preferência com casca.

Eliminar: Se possível, tente eliminar os refinados, açucarados e alimentos processados como doces, biscoitos, frutas enlatadas, salgadinhos, etc. De preferência não fume e não consuma bebidas alcoólicas. Beba bastante água, no mínimo um litro por dia.

Refeições: Coma cinco vezes ao dia, com três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e lanches entre elas. A última refeição do dia deve ser, no máximo, às sete horas da noite.

Coma pequenas quantidades, não sobrecarregando seu intestino. Inclua alimentos ricos em fibras em cada uma das refeições. Os melhores produtos são legumes cozidos com casca, amarelos ou verdes.

Como você pode ver, a medicina ortomolecular para emagrecer não é complicada de ser feita e pode lhe ajudar a evitar diversos problemas de saúde, além de auxiliar na perda de peso.

Se durante a dieta comer carboidratos refinados, tente comer alguma proteína ou gordura junto como, por exemplo, queijo com pedaço de fruta. Isto irá prevenir os seus níveis de açúcar no sangue de caírem vertiginosamente na faixa da hipoglicemia. Lembrando que a medicina ortomolecular também ajuda na prevenção de doenças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!