Clínica Geral

Fisioterapia pode ser importante aliada contra a artrite reumatoide

Por Redação Doutíssima 24/04/2014

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica, autoimune, que afeta o tecido conjuntivo de múltiplas articulações do corpo, como mãos, punhos, cotovelos, joelhos, tornozelos, pés, ombros e a coluna cervical, além de órgãos internos, como pulmões, coração e rins. Apesar de não se conhecer totalmente as causas da doença, que afeta duas vezes mais as mulheres do que os homens entre 50 e 70 anos e, tampouco, os recursos para a cura definitiva, é possível obter a diminuição dos sintomas e preservar a capacidade funcional dos portadores da patologia.

Para tanto, uma das principais aliadas é a fisioterapia. A realização de tratamento fisioterápico auxilia na progressão das deformidades causadas pela doença e na redução da dor e do incômodo causado por ela, melhorando a movimentação das articulações e fortalecendo os músculos.

artrite reumatoide

Fisioterapia é ferramenta importante do tratamento. Foto: Shutterstock

Eletroterapia, gelo e calor

Para a eficácia do tratamento, o fisioterapeuta tem à sua disposição aparelhos de eletroterapia, como ultrassom e diatermia, assim como pode fazer uso de gelo ou de fontes de calor, como a parafina e bolsas de água quente.

O calor no tratamento da artrite reumatóide deve ser adotado quando houver dor aguda e sinais de inflamação. Assim, ele irá propiciar o alívio da dor, relaxando os músculos. A medida é especialmente indicada para tratamentos realizados logo pela manhã ou em dias mais frios, períodos nos quais a musculatura tende a ficar mais tensa, agravando os sintomas.

Já o uso do gelo, por sua vez, é também uma boa alternativa para o alívio da dor causada pela artrite reumatoide. No entanto, ele só deve ser empregado após a prática de exercícios extenuantes, o que deve ser evitado sempre que possível.

Uma medida terapêutica que também tem demonstrado bons resultados no tratamento da patologia é a hidroterapia (fisioterapia aquática). Por meio dela, há associação do calor com os exercícios, trazendo alívio dos sintomas e uma melhora progressiva.

Exercícios contra a artrite reumatoide

A importância da Fisioterapia no tratamento da artrite reumatoide também se dá pela reeducação postural, pela melhora da função muscular e articular e pelo aumento da força e da flexibilidade, o que se alcança com a realização de exercícios específicos e individualizados. Durante o tratamento fisioterápico, é indispensável a mobilização articular passiva em cada articulação afetada pela doença.

A fisioterapia também auxilia na melhora da capacidade cardiorrespiratória do paciente, de forma a gerar mais qualidade de vida. Alongamentos musculares e o uso de bolas de Pilates para relaxar o corpo são exemplos de exercícios eficazes no tratamento, assim como atividades de baixo impacto, como o levantamento dos braços enquanto se anda e dos joelhos, até a altura do quadril, durante a caminhada.

Entretanto é fundamental que o fisioterapeuta oriente o portador de artrite reumatoide a alongar-se corretamente e a realizar movimentos em suas próprias articulações em todas as direções possíveis, sem contração muscular. Dessa forma, o paciente poderá colaborar no próprio tratamento, realizando os exercícios em casa, diariamente.

Também é preciso lembrar que, apesar de os exercícios serem importantes e necessários, eles não devem se tornar extenuantes. As atividades devem ser realizadas somente com indicação médica e orientação de profissional especializado.

 

https://www.youtube.com/watch?v=MLkzLZUnt64

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Saiba o que é Artrite Reumatoide

Artrite é doença de gente velha?

Maioria não sabe que artrite reumatóide é irreversível

5 Posturas para curar a dor nas costas

5 exercícios para corrigir a postura corporal

Fisioterapia para o tratamento da escoliose

Fisioterapia para distúrbios de tontura e equilíbrio