Dieta > Nutrição

Calorias negativas: veja a dieta com baixa densidade calórica

Por Redação Fortíssima 09/05/2016

Já pensou em poder comer o que quiser sem se preocupar com o acréscimo de peso? Infelizmente, isso não é possível para todos os alimentos, mas existem algumas opções que podem ser ingeridas à vontade. Afinal, elas não engordam e até ajudam no emagrecimento. São os alimentos com calorias negativas, pobres no valor calórico e ricos em fibras.

O termo foi criado para definir comidas que proporcionam uma quantidade de energia superior ao número de calorias que apresentam, o que pode ser bastante benéfico para as dietas de emagrecimento e controle do peso.

O que é a dieta de calorias negativas

Como os alimentos com calorias negativas dispõem mais energia do que as calorias que oferecem, fica fácil gastar o valor calórico que foi ingerido ao longo da refeição. No entanto, vale lembrar que esse gasto varia de uma pessoa para a outra e fica difícil fazer um cálculo exato para determinar a diferença entre ganho e queima.

Vale lembrar ainda que seguir uma dieta apenas com calorias negativas não é o melhor caminho, pois o organismo necessita de um equilíbrio entre macronutrientes e micronutrientes, sendo preciso consumir diariamente também carboidratos, proteínas e gorduras.

O ideal é incluir as opções no seu cardápio tradicional para diminuir o valor calórico total consumido diariamente. O segredo é fazer adaptações equilibradas, de acordo com a sua alimentação.

calorias negativas

Alface é um dos principais alimentos com baixo valor calórico. Foto: iStock, Getty Images

Alimentos com calorias negativas

Quer incluir na dieta? Conheça os alimentos considerados com calorias negativas e os outros benefícios que eles oferecem para o seu organismo.

Melancia

Além de ser rica em fibras, também possui diversos outros nutrientes, como vitaminas A, B1, B2, B3 e C, potássio, cálcio, fósforo e glutationa, substância aliada no combate ao envelhecimento precoce. Uma fatia de 100 gramas contém 35 calorias. Composta por 90% de água, também ajuda a manter a hidratação do corpo.

Abobrinha

Rica em cálcio, magnésio, proteínas e potássio, é indicada não só para quem quer emagrecer, mas também para cuidar da saúde dos ossos e do coração, além de renovar as células. Uma porção de 100 gramas oferece só 20 calorias.

Alface

Outra boa opção de alimento com calorias negativas, a alface possui apenas 11 calorias em cada 100 gramas. Além do baixo valor calórico, oferece boa quantidade de fibras, ferro, potássio e vitaminas A, C e betacaroteno.

Damasco

Com apenas nove calorias em uma unidade seca, o damasco também garante ferro, cobre, fósforo, magnésio, potássio e vitaminas A, B3, B5 e K. A ação antioxidante protege contra doenças, e as fibras evitam problemas intestinais.

Berinjela

Com grande quantidade de fibras, também possui proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5 e C, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e alcaloides. Além disso, se for consumida crua, ainda fornece manganês ao organismo. Tudo isso por apenas 20 calorias a cada 100 gramas.

E aí, anotou a lista de alimentos com calorias negativas? Vale compartilhar as dicas também com os seus amigos.