Dieta

Saiba o que é a reeducação alimentar e veja como segui-la

Por Redação Doutíssima 18/03/2015

Em blogs e sites de relacionamento, há muitas menções sobre a reeducação alimentar, chamada por muitas pessoas de RA. Mas você sabe o que ela significa? Muitos pensam que é uma dieta, que dura um determinado período de tempo e que envolve uma série de restrições.

Tudo isso é mito. Segundo livro da coleção Guia 100% Saúde da Alto Astral Editora, a RA é um conceito utilizado para uma mudança na forma como a pessoa enxerga os alimentos. Ou seja, ela reaprende a comer – sem sacrifícios.

reeducacao alimentar

Modificar relação com os alimentos é importante para a saúde corporal. Foto: iStock, Getty Images

Por que a reeducação alimentar emagrece?

Muitos médicos são céticos e não acreditam em dietas. Devido ao fator altamente restritivo de algumas, a perda de peso é rápida e a recuperação dos quilos perdidos também. O chamado efeito sanfona, que além de deixar marcas físicas, como as estrias e a flacidez, por exemplo, também interfere no emocional da pessoa.

Para esses especialistas, apenas uma RA séria é capaz de fazer uma pessoa emagrecer e não engordar novamente.

 

Isso acontece porque, quando a pessoa faz uma reeducação alimentar, ela passa a ter uma visão diferenciada sobre o alimento. Comer compulsivamente e em abundância não acontece mais, pois a pessoa aprendeu a comer pequenas porções várias vezes ao dia.

 

A reeducação alimentar relaciona-se, na verdade, pequenas mudanças na rotina diária, mas que em médio e longo prazo vão trazer só benefícios à saúde. A RA não tem necessidade de privação dos alimentos, mas exige que a pessoa tenha bom senso e se conscientize diante das refeições que faz.

 

Reeducação alimentar envolve conceito amplo

A reeducação alimentar não envolve apenas alimentosa. Ela começa em casa, eliminando dos armários e geladeiras as guloseimas, como biscoitos recheados, refrigerantes e balas. Esse não é um grupo de alimentos que geram bons nutrientes, apenas engordam.

 

A proposta da RA também envolve a escolha dos alimentos no supermercado, passa pela maneira de preparo e chega até a mesa.

 

Reeducação alimentar também não tem prazo para início e fim, pois, quando a pessoa está nesse processo, automaticamente, ela não consegue sair. Os ensinamentos aprendidos viram rotina e até quando há aquela escapada (conhecida nas redes sociais como jacada), a pessoa consegue ter consciência. Vale a pena tentar uma RA.

 

Dicas do que fazer durante uma RA

Algumas atitudes devem ser inseridas na rotina durante o processo de RA. Confira o que é importante adotar na busca pela perda de peso de forma saudável.

 

1. Alimentos

Coma mais vezes e em menor quantidade.

2. Frutas

Coloque na rotina comer de duas a três porções de frutas diariamente.

3. Legumes

Coma legumes e verduras todos os dias.

4. Gorduras

Evite as frituras e os alimentos gordurosos.

5. Massas

 

Não exclua as massas, mas opte pelas integrais.

6. Proteína

Coma carne vermelha com moderação.

7. Água

Beba bastante água.

8. Café da manhã

Faça um bom café da manhã, com cereais e frutas.

9. Ambiente

Escolha um ambiente agradável para fazer as refeições.

10. Mastigue

Tão importante quanto tudo isso, coma devagar. Mastigue a comida diversas vezes antes de engolir.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!