Pele

Manteiga de cacau vai além de hidratar os lábios

Por Redação Doutíssima 06/05/2015

Basta o inverno se aproximar para a manteiga de cacau voltar às prateleiras das farmácias. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), esse produto continua sendo uma das melhores opções para manter os lábios hidratados e protegidos.

 

Mas você sabia que esse produto é utilizado para combater outros problemas de pele? Veja a seguir os demais benefícios dessa manteiga.

manteiga de cacau

Produto conhecido por hidratar lábios pode melhorar aparência de estrias no corpo. Foto:iStock, Getty Images

Outras maneiras de usar manteiga de cacau

A manteiga de cacau é rica em polifenóis, ácidos graxos e ômega 9. E é essa composição que a faz ser o princípio ativo de muitas linhas de produtos cosmésticos como shampoo, protetor labial e máscaras de hidratação capilar.

Mas além desses produtos listados, a manteiga de cacau está sendo utilizada para combater uma velha inimiga da mulher: a estria.

A estria se apresenta como cicatrizes que podem ter tanto a coloração branca quanto a avermelhada. Essas marcas surgem na pele quando as fibras de colágeno, responsáveis pela elasticidade da pele, rompem-se.

O rompimento dessas fibras acontecem devido à influência genética, aos maus hábitos alimentares unidos ao sedentarismo e em muitos casos, a gravidez. A SBD ainda afirma que uso de corticoides e fatores hormonais também podem ter relação com o aparecimento das estrias no corpo.

É nesses momentos de flacidez da pele e rompimentos de fibras de colágeno que a manteiga de cacau surge como uma opção para amenizar os danos do tempo e dos maus hábitos. O produto por ter propriedade hidratante e por ser rica em vitaminas A, C e E, ajuda a melhorar a aparência das estrias ao estimular a produção de colágeno na região em que é aplicada.

Esse produto apresenta ainda, em sua composição química, antioxidantes que agem contra os radicais livres. Mas por que devemos nos preocupar tanto com a ação dos radicais livres?

Eles estão associados ao envelhecimento precoce das células e também ao aparecimento do câncer. Aliás, esse produto ainda é utilizado em tratamentos capilares que ajudam a hidratar os fios, pois apresenta fator de proteção 10 e propriedade seladora.

 

manteiga de cacau 

Recomendações sobre a manteiga de cacau

O ressecamento dos lábios não acontece apenas por conta do vento frio e temperaturas baixas. As rachaduras nos lábios podem ocorrer devido a utilização de gloss, creme dental, dermatites, aparelho dentário e em alguns casos até mesmo a ansiedade.

É necessário beber água e ter uma boa alimentação, pois só a utilização da manteiga de cacau não mantém os lábios hidratados e muito menos combate as estrias.

Crianças que são propensas a desenvolver rachaduras nos lábios devido à ansiedade precisam manter um cuidado ainda maior, já que elas apresentam resistência para beber água no inverno.

Recomenda-se a consulta com um dermatologista ao perceber que as rachaduras nos lábios não apresentam melhora, para que o caso seja investigado por um especialista.

Para evitar o ressecamento da pele, é necessário que diminua o tempo no banho, além de não tomar banhos muitos quentes. E use sabonete neutro tanto para lavar o rosto quanto o restante do corpo.

Hidratantes que são utilizados durante o banho são uma boa opção para manter a pele hidratada.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!