Pele

Como tirar manchas das axilas? Confira 5 dicas

Por Redação Doutíssima 08/07/2015

Por causa da depilação e do uso de produtos no dia a dia, é comum observar manchas na pele. Entender o que causa e saber como tirar manchas das axilas são formas de melhorar muito a autoestima. Mais segura e confortável com o próprio corpo, você se sente mais livre e feliz.

A mudança de tonalidade na região das axilas pode causar algum desconforto. Isso acontece principalmente no verão, momento em que usar biquínis e blusas sem manga se torna uma necessidade por causa do calor e dos dias favoráveis para um banho de piscina ou de mar.

como tirar manchas das axilas

Depilação com lâmina causa trauma na pele e aumenta chances de axila manchada. Foto: iStock, Getty Images

 

Como aparecem as manchas das axilas

Conforme a dermatologista Samantha Enade, as manchas nas axilas ocorrem principalmente por trauma na região.

“A depilação com cera, raspar os pelos ou até algum atrito causado por outra situação, contribuem para que a mancha na axila apareça”, afirma a também professora e coordenadora do Ambulatório de Toxina Botulínica pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética de São Paulo (SBME/SP).

Quanto aos métodos de depilação, ela ressalta que tanto a cera quanto o uso da lâmina na remoção dos pelos também provocam atrito, podendo deixar um trauma que se transforma em uma mancha escurecida.

A falta de hidratação da pele provoca uma irritação ainda maior, especialmente com a lâmina. Usar desodorantes que ressecam a região da axila vai contribuir para o aumento de chances de um trauma no local.

Raspar os pelos sem nenhum tipo de creme ou outro produto que auxilie o deslize da lâmina também prejudica a pele e o resultado da depilação.

Veja dicas de como tirar manchas das axilas

Para tirar manchas das axilas e ficar livre desse incômodo, algumas dicas são úteis. Confira:

1. Traumas

O primeiro passo para entender como tirar manchas das axilas é interromper qualquer atitude que cause trauma na região. A depilação com cera ou com lâmina não deve mais ser feita.

2. Depilação a laser

Como alternativa para a remoção dos pelos, a dermatologista sugere o tratamento a laser, que remove os folículos capilares e ainda melhora o aspecto da pele.

3. Cremes

Cremes clareadores podem ser comprados prontos, o único cuidado a tomar é para que os ingredientes não causem alergias.

4. Clareamento das manchas

Outra opção para tirar manchas das axilas é pedir recomendação de um dermatologista para um produto manipulado capaz de auxiliar no processo de clareamento.

5. Hidratação

Hidratar a pele melhora o aspecto das manchas das axilas e pode acelerar o desaparecimento delas. Opte por um creme hidratante mais indicado para áreas sensíveis do corpo.

Como prevenir as manchas

Conforme a orientação da dermatologista, não há como prever a predisposição da alteração de cor nas axilas. “Nem todo mundo que faz a depilação com lâmina ou com cera vai ter manchas, não tem como saber”, afirma.

O que ela sugere como uma estratégia de prevenção para a evolução das manchas é ficar atenta aos primeiros sinais. Assim que aparecer qualquer alteração na pele, a médica sugere procurar um dermatologista.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!