Pele

Óleo de crocodilo é o novo xodó para cuidar pele e cabelo

Por Redação Fortíssima 20/12/2015

Antes utilizado na formulação de medicamentos contra asma e bronquite, o óleo de crocodilo tem se tornado cosmético para pele e cabelos.

Fabricado a partir da gordura do animal, o produto tem efeito cicatrizante devido a presença de vitaminas A e E, ácidos linoleico e oleico, ômega 3, 6 e 9, componentes que atuam na regeneração celular e no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento.

Saiba mais sobre os efeitos da alternativa e os cuidados principais com a pele.

óleo de crocodilo istock getty images doutíssima

Produto tem efeito cicatrizante devido a presença de vitaminas A e E. Foto: iStock, Getty Images

Promessas do uso do óleo de crododilo

Atualmente, a alternativa ganhou destaque graças ao Repcillin, linha de produtos criada por uma empresa sul-africana. O carro-chefe dos cosméticos é um balm (pomada) para pele e cabelos. Entretanto, o item aguarda liberação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para ser comercializado no Brasil.

No site da marca é possível ver comentários de clientes satisfeitos após o uso. Problemas como cotovelos e joelhos ressecados, cicatrizes, marcas de picada de mosquito, lábios e orelhas rachados e bolhas foram suavizados a partir do uso do balm, de acordo com os consumidores.

No Brasil, o jacaré do Pantanal tem diversas utilidades. Apesar de ir contra medidas nacionais e internacionais de proteção ao animal, sua pele é usada para fazer bolsas e sapatos, as glândulas atuam como fixadores de perfumes e a gordura é componente principal de remédios para asma e bronquite.

Desde 1990 a criação comercial de jacarés está permitida no País. Tal medida foi tomada para reduzir a caça predatória do réptil.

Cuidados essenciais com a pele

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), a higiene da pele deve vir em primeiro lugar. É essencial lavar o rosto pelo menos duas vezes ao dia, preferencialmente pela manhã e à noite, com o objetivo de evitar o acúmulo de oleosidade, resíduos de maquiagem, poluentes e poeira.

Segundo a organização, o entupimento dos poros que favorece o surgimento de cravos e espinhas é resultado do conjunto de sujeiras na pele. Além disso, a limpeza facial diária também pode evitar o envelhecimento precoce.

Para a higienização, o recomendado pela SBD são os sabonetes líquidos adequados para o seu tipo de pele. Para oleosas a mistas, o ideal são os produtos à base de ingredientes adstringentes com alfa-hidroxiácidos e enxofre, que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros.

Em caso de peles secas e normais, os sabonetes líquidos com pH neutro e loção de leite ajudam a limpar sem ressecar. Outra dica é a esfoliação da pele, também pelo menos duas vezes na semana, com o objetivo da renovação celular.

Além disso, uma boa hidratação pode ajudar a manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas de descamação, ressecamento, irritações e infecções. O processo de cuidado também pode ser feito de dentro para fora. Por exemplo, ao ingerir dois litros de água por dia, você garante ainda mais hidratação para a pele.

Ainda, é possível cuidar a exposição excessiva ao sol, usar o protetor solar diariamente, seguir uma dieta rica em frutas e verduras, evitar banhos muito quentes e prolongados, principalmente no inverno, além das esfoliações excessivas na pele.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!