Esporte

Veja como praticar o Swasthya Yoga, o método mais completo de yoga

Por Redação Doutíssima 21/09/2014

Para aliviar a tensão do mundo corrido e estressante de hoje, é importante buscar técnicas alternativas de relaxamento e harmonização do corpo. A yoga está cada vez mais em alta, conquistando adeptos que buscam técnicas mais complexas nos métodos de execução. Esse é o caso da chamada Swasthya Yoga.

Conhecida por ser muito completa, essa técnica é dedicada ao público que tem uma maior exigência em relação à yoga. Mas você sabe o que o Swasthya Yoga tem de tão especial? Conheça aqui os principais pontos da técnica e confira os benefícios que ela pode trazer.

swasthya-yoga

Swasthya é exercício de maior exigência com relação à yoga tradicional. Foto: Shutterstock

Conheça o Swasthya Yoga: mais liberdade, sem misticismo

 

O Swasthya Yoga reúne todos os elementos que fundamentam as demais modalidades da prática, ou seja, não existe nenhum outro tipo de yoga tão completo. Em uma prática de Swasthya você executa em média oito modalidades de yoga, o que explica a complexidade.

Outro ponto interessante do Swasthya Yoga é que ele tem raízes sámkhyas. Isso significa que por ser um yoga extremamente técnico, dinâmico e que não adota misticismo, acaba agradando mais às pessoas dinâmicas, realizadoras e de raciocínio lógico.

O Swasthya também é tântrico, ou seja, é um yoga matriarcal, sensorial e desrepressor – fundamentado na liberdade. Há orientação, mas de forma alguma essa orientação irá reprimir qualquer coisa. Logo, você tem liberdade total. Pode comer e fazer o que quiser. E não há proibição de sexo.

Você é aconselhado sobre tudo isso a partir de orientações, mas você segue se achar que deve. À medida que for aprimorando seus hábitos de vida e cultivando costumes mais saudáveis, você recebe do instrutor as técnicas mais avançadas.

Esse respeito pela liberdade do praticante tem sido uma das mais cativantes características do Swasthya Yoga, pois essa é uma das principais aspirações das pessoas na atualidade, inclusive dos adeptos de outros ramos restritivos. Quem aspira por liberdade, irá se encontrar praticando essa técnica de yoga.

 

Harmonia, beleza e passo a passo são marcas do Swasthya Yoga

 

O Swasthya Yoga se inspira nas linhas mais antigas e executa os exercícios de forma sincronizada e harmoniosa. As passagens são extremamente bonitas, com verdadeiras coreografias de técnicas corporais que nenhum outro tipo de yoga possui.

O Swasthya é o único yoga no mundo que possui regras gerais, ou seja, é o único que oferece autossuficiência ao praticante. Isto significa que o instrutor tem que ensinar exercício por exercício: como respirar, quanto tempo permanecer, quantas vezes repetir e onde localizar a consciência, por exemplo. Com isso, você adquire domínio próprio e torna-se mais fácil encontrar a sua harmonia interior.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!