Esporte

Esquiar exige equipamentos de segurança: confira dicas

Por Redação Fortíssima 23/12/2015

Voar sem esforço por uma encosta coberta de neve, sentir o vento no rosto e aproveitar o belo cenário. Essas são algumas das maravilhosas sensações de esquiar. Mas essa modalidade também pode apresentar alguns perigos como queimaduras e ferimentos e, por isso, é necessário aprender a como ficar seguro nas pistas.

esquiar istock getty images doutíssima

Esquiar possui altos níveis de potência aeróbica e anaeróbica. Foto: iStock, Getty Images

Esquiar torna uma pessoa mais saudável e feliz

O prazer obtido a partir do esqui é suficiente para melhorar a felicidade geral de uma pessoa – mesmo quando praticado ocasionalmente. Além disso, essa maior felicidade é capaz de ter um impacto positivo sobre a saúde e bem-estar. É o que afirmam pesquisadores da Universidade de Yonsei, Coréia do Sul.

Eles realizaram uma pesquisa com 279 visitantes em três dos principais resorts daquele país. Essa maior felicidade e satisfação dos esquiadores foi determinada pela avaliação da sensação de prazer e envolvimento com a atividade relatadas por eles depois de se aventurarem pelas encostas. Trata-se de uma modalidade que vale a pena praticar.

Segundo especialistas da Universidade de Innsbruck, essa atividade também possui altos níveis de potência aeróbica e anaeróbica, com episódios de intenso esforço intercalados por períodos de menor intensidade. Em outras palavras, é uma boa opção para manter-se em forma.

Como as quedas são frequentes, é preciso ter cuidado ao praticá-lo. De acordo com um levantamento publicado no Croatian Medical Journal, 28% das lesões decorrentes desse esporte atingem o joelho. Além disso, é possível encarar outros obstáculos ao esquiar – condições meteorológicas adversas, pedras e árvores no caminho, entre outros.

Os historiadores geralmente concordam que a origem do esqui remonta a Morgedal, Noruega. Segundo gravuras rupestres norueguesas, as pessoas o usavam como meio de transporte desde 2.500 aC. Hoje em dia, é uma das modalidades favoritas para muitas pessoas que se dispõem a enfrentar o frio pela diversão.

Como esquiar com segurança

Antes de aventurar-se é muito importante ter o equipamento certo e saber como usá-lo. Certos itens são indispensáveis, como esquis, botas, bastões, roupas quentes, óculos de proteção e capacete. Confira:

  • Esqui

Geralmente quanto maior for o esqui, mais rápido e mais difícil será controlá-lo. Ao comprá-lo ou alugá-lo, certifique-se de que eles são apropriados para seu tamanho e capacidade. Peça ajuda a um profissional treinado em uma loja especializada para não errar na escolha.

  • Capacete

Quedas são comuns e dependendo do terreno você corre o risco de bater a cabeça em gelo, rocha ou árvores. Certifique-se de protegê-la adequadamente com um capacete de esqui.

  • Roupas

Tão importante quanto o capacete, é fundamental vestir roupas quentes. Como você sobe a montanha para depois descê-la, a tendência é que a temperatura diminua gradativamente.

  • Limites

Não tente bancar o profissional. Se você é novato no esporte, vá devagar e busque instrução de um profissional.

  • Protetor solar

Ainda que seja um esporte de inverno, é possível a ocorrência de queimaduras. Certifique-se de cobrir o rosto com protetor solar pela manhã e também na pausa para o almoço.

  • Condições meteorológicas

Na montanha, muitas vezes, o tempo se transforma rápido. Atualize-se regularmente sobre as condições climáticas, evitando praticar o esporte quando há alertas para não o fazer.

  • Companhia

É uma boa medida praticar a atividade com um amigo. Ele pode ser crucial para chamar ajuda caso você se perca ou fique ferido. Além disso, tente sempre levar consigo um celular carregado.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!