A miopia consiste na falta de foco para objetos distantes devido a um erro de refração do olho. Esse problema faz com que o portador da condição tenha dificuldades de enxergar cenários que estão longe.
Entenda o que ocorre na miopia
O humano enxerga com perfeição porque a parte frontal do olho encurva a luz e a aponta para a sua superfície posterior, chamada retina. Uma pessoa é acometida pela miopia quando o comprimento físico do olho é maior do que o comprimento óptico. Como consequência, fica mais difícil para os olhos focarem a luz diretamente na retina. Se os raios de luz não estão claramente focados na retina, as imagens podem ficar borradas.
A miopia afeta igualmente ambos os sexos. Pessoas com histórico familiar da doença apresentam mais probabilidade de desenvolvê-la. A maior parte dos casos é composta por olhos saudáveis, no entanto, um pequeno número de pessoas com miopia grave desenvolve uma forma de degeneração da retina.
Entre as principais características de um míope é que a pessoa vê claramente os objetos próximos, mas os objetos distantes ficam borrados. Geralmente, os acometidos pela condição tendem a apertar os olhos – o que pode fazer com que os objetos distantes pareçam mais claros.
Miopa aparece na infância
Não raro, a miopia é notada pela primeira vez em crianças em idade escolar ou adolescentes. Isso é percebido, por exemplo quando demonstram dificuldade em ler o quadro negro, mas a leitura de um livro ocorre facilmente.
É característico do míope apresentar piora durante os anos de crescimento. As pessoas com miopia precisam trocar de óculos ou lentes de contato frequentemente. Normalmente, o problema para de avançar quando a pessoa para de crescer ou quando chega na faixa dos 20 anos.
Caso o seu filho apresente dificuldades para ler o quadro negro ou cartazes na escola, ou você perceba que ele segura um livro muito perto para ler ou senta muito próximo da televisão para assisti-la, o recomendado é busca ajuda do oftalmologista.
O diagnóstico precoce da miopia é importante, pois uma criança poderá sofrer no meio social e educacional se não puder enxergar bem à distância.
Óculos corrige o problema
Pessoas diagnosticadas com miopia necessitam da utilização de óculos para ajudar a alterar o foco da imagem da luz diretamente para a retina, produzindo uma imagem mais clara.
No entanto, a utilização de óculos ou lentes de contato não interferem no desenvolvimento normal da doença, pois eles simplesmente focam a luz para que o míope possa ver objetos distantes com clareza.
Ainda é possível que uma cirurgia corretiva seja feita, no entanto, esse procedimento só é realizado após a avaliação médica do que é melhor para a sua a saúde.
Em termos de prevenção de complicações possíveis para o míope, é preciso ter cuidado com o uso de lentes de contato, pois a má higienização ou uso exagerado das mesmas podem causar úlceras e infecções na córnea. Em casos raros, as pessoas com miopia podem desenvolver descolamento ou degeneração da retina.
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!