Clínica Geral

Síndrome do olho seco: entenda o que é e como funciona o tratamento

Por Luciana S. Prado 12/05/2014

síndrome do olho seco

A síndrome do olho seco, do ponto de vista da medicina ocidental, é caracterizada por uma deficiência na produção de lágrimas, assim como uma alteração na composição das mesmas (quantidade e qualidade lacrimal).

As lágrimas, são responsáveis pela nutrição e lubrificação da córnea, facilitam a visão e protegem a superfície ocular. Infelizmente, se o nosso sistema lacrimal não estiver funcionando perfeitamente, nossos olhos vão produzir irritações na conjuntiva e até mesmo na córnea, tornando-a mais vulnerável a inflamações e lesões que podem comprometer a qualidade da visão.

Essa condição pode ser provocada por diversos e complexos fatores, como exposição ao vento, areia, sol, ar-condicionado, permanência diante do computador (o que implica o uso excessivo da visão), envelhecimento (causas hormonais), alimentação, estresse, poluição eletromagnética, alergia provocada pela ingestão de medicamentos e algumas doenças. Portanto, o tratamento deve ser individualizado de acordo com os diferentes casos, pois cada ser é único e uma mesma patologia é diferente em cada pessoa, devendo ser tratado o indivíduo e não a doença.

Segundo a medicina tradicional chinesa, para que nossa visão funcione bem, é necessário que o Chi e o sangue (Xue) sejam suficientes. Quando as pessoas sofrem de insuficiência do Chi e do sangue (Xue) no fígado (Gan), haverá a diminuição da circulação de sangue ao redor dos olhos, o que não permitirá que eles funcionem normalmente. A essência (Jing Chi) dos órgãos internos se concentra nos olhos, portanto, para que tenhamos uma boa visão é necessário que nossos órgãos estejam bem.

Tratando a síndrome do olho seco

É necessário que haja mudanças no dia a dia para prevenir e tratar o olho seco. É indicado aplicar água quente e fria alternadamente ao lavar o rosto, para aliviar a visão cansada. Quem usa muito o computador, deve lembrar de descansar os olhos depois de determinado tempo, fechando-os, fazendo movimentos ou olhando para longe. O uso de lentes de contato deve ser evitado.

Outra dica importante é evitar ingerir alimentos picantes e muito doces e frutos do mar em excesso. Além disso, é preciso ingerir produtos derivados de soja, tomate, frutas frescas, alface, nozes e leite. Praticar exercícios físicos, como o Tai Chi Chuan e a caminhada, também contribuem para a melhora da saúde e da visão.

O ressecamento ocular não pode ser curado de uma hora para outra, o colírio lubrificante que possui propriedades químicas parecidas com a lágrima natural é muito usado, mas apenas ameniza os sintomas. Assim que o seu uso é descontinuado, os sintomas irão reaparecer uma vez que a causa não foi tratada.

A acupuntura auxilia no reajuste do Chi e do sangue dos órgãos, auxiliando no tratamento da síndrome do olho seco. Um estudo* sul-coreano, realizado com 150 pacientes que sofrem com esse mal, comprovou que os pacientes tratados com essa técnica apresentaram melhoria no quesito pontuação da secura ocular e qualidade de vida. Além disso, o tempo de ruptura da película lacrimal (um teste oftalmológico objetivo para comprovar a estabilidade da película lacrimal) aumentou de forma significativa no grupo que recebeu o tratamento com as agulhas, em comparação ao grupo que recebeu a aplicação das lágrimas artificiais.

Finalmente, oito semanas depois de terminado o tratamento, o grupo da acupuntura apresentou melhoria significativa dos sintomas da síndrome do olho seco, em comparação ao grupo das lágrimas artificiais.

*Acupuncture for the treatment of dry eye: a multicenter randomised controlled trial with active comparison intervention (artificial teardrops). PLoS One. 2012; 7(5):e36638).

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Técnica de terapia genética recupera a visão em seis doentes

Jogos ajudam a melhorar a visão

Terapêutica que melhora a visão

Café da manhã que ajuda a proteger os olhos: cereais integrais, mamão e goiaba

Olhos vermelhos e problemas no fígado

Alergia nos olhos: entenda porque acontece

Miopia: entenda o que é e como tratar