[the_ad_group id="16403"]
Clínica Geral

Fica acordado a noite toda? Então anote essas dicas de como evitar a insônia

Por Redação Doutíssima 07/04/2014

O que para alguns pode parecer uma tarefa rotineira, para outros é um fardo difícil de carregar. Ter uma noite de sono tranquilo é o desejo de pelo menos 20 milhões de pessoas no Brasil. Esse é o número estimado de brasileiros que sofrem de insônia. O problema pode ser ainda maior. Algumas pesquisas afirmam que 42% da população mundial tem algum problema para dormir e que em cerca de um terço das consultas médicas os pacientes reclamem da qualidade do sono.

como evitar a insônia

Segundo o Conselho para um Sono Melhor, nos Estados Unidos, a maneira como você passa o dia tem muito a ver com o sono à noite. O corpo segue um ciclo de 24 horas de vigília e sono, conhecido como ritmo circardiano. A atitude, o apetite e a atividade são fatores chaves que influenciam o organismo a buscar repouso.

O sono é importante para manter a boa saúde, pois o repouso adequado mantém a mente e o corpo ativos e capazes de lidar com doenças. Aqui você encontrará conselhos para aprender como evitar a insônia. Confira!

 

Como evitar a insônia

Como evitar a insônia fazendo atividades físicas

Ir à academia, caminhar ou mesmo fazer tarefas domésticas até cinco horas antes de dormir ajuda o corpo a relaxar. Isso acontece porque a atividade física libera endorfina e aumenta a temperatura do corpo e o metabolismo, que tendem a cair depois de cerca de cinco horas. É aí, então, que o corpo começa a se sentir sonolento e pronto para dormir. “Pessoas ativas, física e socialmente, têm um sono melhor”, diz Dalva Poyares, do Instituto do Sono de São Paulo.

 

Estabeleça uma rotina

Para o funcionamento do ritmo circadiano (relógio biológico) do organismo, ter um horário pré-determinado para deitar e acordar é essencial. Assim o corpo tem uma regularidade, reconhecendo o comprimento do dia e, consequentemente, a hora de dormir.

 

 

Como evitar a insônia com a alimentação adequada

Evite os alimentos estimulantes, de difícil digestão ou em grandes quantidades poucas horas antes de dormir, pois eles prejudicam a qualidade do sono. Porém, dormir em jejum também é proibido. O hábito pode levar à hipoglicemia no meio da noite, o que também interfere na manutenção do sono.

 

como evitar a insôniaNão leve os problemas para a cama

Bem antes de ir se deitar, encerre o dia. É nesse momento que você deve dar por encerrada as preocupações, profissionais ou pessoais, e liberar a mente para pensamentos mais relaxantes. “Deixar para pensar sobre essas coisas na hora de dormir, já deitado na cama, atrapalha o sono”, diz Dalva.

 

Como evitar a insônia relaxando

Faça um ritual de relaxamento antes de ir para a cama. Tome um banho morno e fique algum tempo em um ambiente calmo e tranquilo antes de ir dormir, longe dos estímulos da tv e do computador.

 

Como evitar a chás calmantes

Tomar um chá calmante como o de erva-cidreira ou valeriana cerca de 30 minutos antes de ir para cama pode ajudar a evitar a insônia.

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

O mal do cotidiano: saiba como tratar a insônia por meio da Hipnose clínica condicionativa

Comer para dormir melhor: Conheça os melhores alimentos contra insônia

Não consegue dormir? Saiba como a melatonina pode ajudar no tratamento da insônia

Conheça alguns remédios naturais para insônia

Como acabar com a insônia sem precisar contar carneirinhos

Insônia na gravidez: o que fazer?

Como vencer a insônia


[the_ad_group id="16349"]
[the_ad_group id="16404"]