Medicina Alternativa

Conheça os benefícios e aplicações da auriculoterapia, uma terapia da medicina chinesa

Por Redação Doutíssima 23/09/2014

Você certamente já viu algumas pessoas com “sementinhas” na orelha para tratar várias áreas do corpo. Essa técnica, que também é feita com o uso de agulhas, como na acupuntura, é chamada de auriculoterapia.

Auriculoterapia trabalha pontos estratégicos

A auriculoterapia tem sua eficácia amparada no fato de as orelhas possuírem pontos estratégicos, que correspondem aos nossos órgãos e a algumas funções do corpo.

Quando essas áreas são estimuladas, o cérebro recebe um impulso e reage, gerando uma série de fenômenos físicos a fim de promover a homeostase – que é o nome dado para o equilíbrio do corpo. Isto acontece por que há uma grande irrigação sanguínea em nosso ouvido externo e esses pontos estimulados conectam-se ao sistema nervoso central.

auriculoterapia

Ao estimular pontos estratégicos, a auriculoterapia trata e previne doenças. Foto: Shutterstock

Vantagens da auriculoterapia

Entre as principais vantagens da auriculoterapia é que ela pode ser considerada eficaz e rápida. Isso significa que muitas pessoas que aderem à essa prática por dores em diferentes locais do corpo já apresentam grande alívio mesmo com poucas sessões, ou até mesmo na primeira.

A prática da auriculoterapia é bastante indicada com apresentação de bons resultados em casos como a ansiedade, o emagrecimento, insônia e outros distúrbios do sono, equilíbrio do organismo e tratamento de vícios.

Como ocorrem as sessões

A sessão acontece que forma simples e muitas vezes até rápida. Em um primeiro momento, antes da execução da prática terapêutica, o profissional precisa conhecer mais do paciente e faz isso por meio da aplicação de um questionário e de uma conversa franca sobre as intenções de quem procurou o terapeuta.

Feita a avaliação via questionário, o terapeuta realiza uma análise visual, além da palpação da orelha que serve para verificar sinais que possam confirmar sua investigação sobre o caso que possibilitam a efetividade do tratamento.

Após as análises, é criado então um plano de atendimento, em que o terapeuta fará inserções com agulhas ou colocará algumas sementes de mostarda em alguns pontos da orelha e as fixará com um esparadrapo. Em seguida, o terapeuta faz um estímulo neste local, para quer haja a comunicação com o cérebro e o mesmo receba essa informação a respeito dos sintomas a serem tratados.

Depois de a região ser estimulada, o recomendado é que o paciente aguarde por por aproximadamente três dias. Além disso, o indicado é que a própria pessoa estimule os pontos manualmente por pelo menos três vezes ao dia. Passado esse tempo, no quarto dia, o próprio cliente pode retirar as sementes sem que haja nenhum risco.

Saiba mais sobre os benefícios

Os benefícios naturais da auriculoterapia são muitos. Ainda que algumas pessoas sintam dores devido a estimulação dos pontos, é possível entender que a técnica é uma boa pedida para quem busca um complemento ou ainda um tratamento alternativo de cura para diversas causas.

Além disso, a prática é efetiva para quem quer tratar o mal pela raiz, por isso, também é indicada a auriculoterapia como forma de prevenção de doenças.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!