Medicina Alternativa

Conheça os benefícios medicinais da artemísia

Por Redação Doutíssima 25/12/2014

A artemísia, também conhecida como erva-de-são-joão, é uma planta bastante usada com finalidades medicinais e terapêuticas, sendo considerada um remédio natural bastante efetivo. Essa é uma das ervas medicinais mais antigas que se tem registro, e tem seu nome graças à deusa grega Artemisa, protetora da natureza e, segundo a mitologia da época, responsável por auxiliar as mulheres durante o parto.

 

Saiba mais sobre a artemísia

 

Dentre os componentes da artemísia, destacam-se principalmente seu óleo essencial, que pode ser extraído das extremidades florais e das raízes, que contém uma série de substâncias importantes para a saúde humana, como cineol, taninos e sucos amargos.

artemisia

Artemísia é bastante usada como remédio natural e caseiro. Foto: iStock, Getty Images

Por isso, a planta é considerada um excelente antiespasmódico e sedante. Além disso, a essência extraída da haste da erva é um excelente emoliente, vermífugo e desinfetante para o trato digestivo.

A forma mais frequente de utilização da artemísia é através do chá da erva seca. Para prepará-lo, deve-se colocar em infusão uma colher de erva seca em meia xícara de água fervente, deixando repousar, e então beber aos poucos, ao longo do dia. É possível que você ache o sabor um tanto quanto amargo e, nesse caso, não há problema algum em adocicar a preparação com um pouco de mel.

Interessado nos benefícios dessa planta medicinal? Confira, abaixo, outros possíveis usos da erva-de-são-joão como remédios caseiros para tratar uma série de doenças e condições.

 

Benefícios medicinais da artemísia

 

Digestão

A erva-de-são-joão é uma excelente aliada após a ingestão de alimentos pesados, ou seja, quando você fez aquela refeição exagerada. Isso ocorre em razão das substâncias específicas nela contidas que auxiliam o bom funcionamento de todo o sistema digestivo. Além disso, a artemísia é uma boa opção para pessoas que apresentem falta de apetite, sofrem de anorexia ou têm digestão lenta.

Desintoxicação

É consenso na China que a artemísia é uma excelente opção para aqueles que precisam fazer uma desintoxicação do sangue no organismo. Além disso, é possível utilizá-la também para desintoxicar outros órgãos do corpo humano, como o fígado e os rins.

Menstruação

A erva-de-são-joão é utilizada para tratar problemas típicos do sexo feminino, como as típicas e desconfortáveis dores estomacais em razão da menstruação, e também para o alívio de sintomas da menopausa, como os famosos “calorões”.

Além disso, é possível utilizá-la como um estimulante uterino, cujo maior benefício é a capacidade de atrasar a menstruação e possibilitar, assim, a regulação do ciclo menstrual natural das mulheres.

Efeitos secundários

Embora tenha todos os efeitos positivos acima mencionados, a erva-de-são-joão precisa ser utilizada com algum cuidado, pois possui contraindicações e possíveis reações adversas. Como efeitos da artemísia, já foram relatados casos de erupções cutâneas, coceira, dor no peito e até mesmo urticária.

Entre as contraindicações, jamais tome qualquer produto à base de artemísia se você estiver utilizando medicação para diluir o sangue. Além disso, as mulheres grávidas e as pessoas que possuem problemas no fígado devem evitar o consumo, ou ao menos consultar um médico antes de fazê-lo.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima!