Especialidades

Sangue na urina? Conheça causas e tratamentos da hematúria

Por Redação Doutíssima 05/07/2014

A hematúria, ou presença de sangue na urina, costuma indicar a presença de doença renal e não deve ser negligenciada por seus portadores, nem entendida como algo pequeno ou mesmo natural.

Tipos de hematúria

A hematúria pode ser macroscópica (visível a olho nu), ou microscópica (detectada em exame laboratorial). No entanto, existem muitas substâncias que podem provocar uma coloração avermelhada ou alaranjada da urina e que se podem ser confundidas com hematúria.

hematuria

Presença de sangue na urina pode indicar doença grave e deve ser investigada. Foto: Shutterstock

Investigação da hematúria

É importante sempre investigar os casos de hematúria, procurando a ajuda de um médico urologista. Muitas pessoas negligenciam a situação e não procuram atendimento médico quando veem sangue na urina.

O resultado disso é que, muitas vezes, o diagnóstico de doenças graves é adiado desnecessariamente. A quantidade de hemorragia não tem, necessariamente, relação com a gravidade da situação.

Causas da hematúria

A urina é produto da filtragem do sangue por parte dos rins, sendo transportada pelos ureteres até a bexiga, onde é armazenada até a micção através da próstata e a uretra, nos homens, e apenas na uretra, nas mulheres.

A origem da hematúria pode ser em todas estas estruturas, por isso, é importante que se saiba qual a sua causa para posterior tratamento. A hematúria poder sinalizar a existência de uma doença grave, sobretudo, neoplasias do aparelho urogenital.

Dentre as possíveis causas de hematúria do aparelho urinário inferior, as infecções da bexiga (cistite), da próstata (prostatite) ou da uretra (uretrite) são as mais frequentes e representam cerca 25 % dos casos.

Além delas, a hematúria também pode ter como causa neoplasia da bexiga ou da próstata, hiperplasia benigna da próstata, cálculos da bexiga, alterações da coagulação do sangue, uso de medicamentos, traumatismo, cistite e instrumentação urológica.

A hematúria com origem no rim pode ter origem em doenças crônicas, como as glomerulopatias, ou doenças sistêmicas que danificam o rim, como é o caso de algumas doenças autoimunes. Tumores do rim podem também causar hematúria.

Caso a hematúria esteja acompanhada de cólica renal, sugere-se tratar de uma obstrução urinária alta, que pode estar relacionada a um cálculo renal ou ureteral, um coágulo de sangue ou mesmo um tumor.

Tratamento da hematúria

O tratamento da hematúria depende da causa subjacente e, quando microscópica, é estudada em ambulatório, sem necessidade de qualquer intervenção urgente. Cada tipo de doença tem um tratamento específico. Confira:

1. Doença renal: o tratamento médico da doença provavelmente irá parar a hemorragia. Doentes que tomam medicação antiagregante plaquetária ou anticoagulantes deverão interromper a ingestão até nova indicação médica.

2. Infecção: o tratamento antibiótico provavelmente resolverá o problema. No entanto, poderá existir uma anomalia anatômica ou funcional subjacente, que necessite de avaliação e tratamento por um urologista.

3. Tumor da bexiga: deverá ser removido por meio cirúrgico. A caracterização histológica do tumor irá determinar a necessidade de tratamento subsequente e o nível de acompanhamento. No caso de um tumor do rim, deverá ser estudada a possibilidade de cirurgia.

4. Litíase urinária: deve ser identificado o número e localização dos cálculos. Cálculos ureterais de dimensão inferior a 7mm têm elevada probabilidade de eliminação espontânea. Já os cálculos com dimensões superiores provavelmente necessitarão ser removidos.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!

 

Saiba mais:

Conheça os sintomas de infecção urinária e saiba como tratá-la

Noctúria e enurese: saiba como controlar a urina durante a noite

Como aliviar os espasmos da bexiga

Problemas para fazer xixi? Aprenda a evitar a infecção urinária e tenha uma vida mais tranquila