Você sabia que hoje (29/09) é o Dia Mundial do Coração? Saiba neste artigo a origem da data, o que se comemora, a importância deste órgão vital e as dicas do Cardiologista Dr Jorge Parreira, nosso colaborador, para manter seu coração vivo!
Alerta no Dia do Coração: as doenças cardíacas são as que mais matam
Todo mundo morre de medo de câncer. Mas as doenças cardíacas ou relacionadas à circulação (e ao coração) são as que mais matam no Brasil. Derrame, infarto, hipertensão, angina, insuficiência cardíaca, entre outras. Elas figuram entre as principais doenças letais. O Dia do coração alerta e as estatísticas comprovam: são quase 300 mil pessoas mortas por ano. Veja o quadro completo no final deste artigo sobre as 20 doenças que mais matam, segundo dados do Ministério da Saúde.
O que é o Dia do Coração
O Dia do Coração foi criado pela Federação Mundial do Coração e a Organização Mundial de Saúde (OMS), entre outras instituições. Comemorado dia 29 de setembro, o objetivo principal do Dia do Coração é alertar as pessoas sobre os perigos das doenças cardíacas e ensinar a prevenir e a cuidar bem deste órgão, fazendo visitas médicas regulares e cuidando da saúde.
Como cuidar melhor do coração e não entrar para estatísticas de morte
O Dr Jorge Parreira nos dá as principais dicas para que você possa cuidar melhor do coração e prevenir doenças:
“A melhor forma de cuidar do coração, e da saúde de um modo geral, é ter uma vida saudável, com base em prevenção. É seguir mesmo o velho e bom ditado popular: ‘É melhor prevenir do que remediar!’ Bato sempre nessa tecla: uma boa alimentação, com o mínimo possível de gordura animal, doces, sal e refrigerante. Ingerir mais vegetais como batata, cenoura, frutas e verduras. Estamos comendo muitas substâncias tóxicas. Tanto em produtos industrializados com excesso de sal e conservantes quanto em alimentos cheios de metais pesados vindos dos agrotóxicos usados na agricultura. Temos que ter cuidado com o fast food e os alimentos hipercalóricos e gordurosos.”
Dia do Coração: Dicas para mudar hábitos e prevenir doenças cardíacas
Aproveitamos o Dia do Coração para lembrar ao leitor que não tem outro jeito, não há milagres. O principal mesmo é cuidar da alimentação, se você quer evitar as doenças cardíacas e não entrar pras estatísticas de morte por este problema.
O primeiro passo é tomar a decisão da mudança de hábito. Depois você tem que se organizar para cozinhar ou escolher os melhores alimentos. Em seguida é preciso ter força de vontade para seguir a dieta balanceada. Sempre é possível mudar os hábitos e tornar a alimentação saudável a base do cotidiano. No início parece difícil pois estamos condicionados pelos maus hábitos. Além disso, vinculamos comida com prazer. Comida não deve ser encarada como fonte de prazer. Comida é nutrição. É fonte de energia. A partir do momento que aceitamos isso e procuramos outras fontes de prazer ao invés da comida, tudo vai ficando mais fácil.
A dieta da vida saudável é simples e todo mundo sabe: comer frutas, verduras e legumes todos os dias. Evitar ao máximo o excesso de sal, açúcar e gordura. Evitar comidas industrializadas e refrigerantes. Beber no mínimo 1,5 litro de água por dia.
Mas não precisa ser radical. Você pode seguir essa dieta durante a semana e deixar o final de semana pra fugir um pouquinho. E é possível cozinhar alimentos saudáveis de forma saborosa. Basta usar a criatividade e a paciência.
Lembre-se que essas dicas em geral são para pessoas que não apresentam nenhum quadro de doença crônica. O ideal é procurar sempre um médico para passar uma dieta personalizada, de acordo com seu histórico de saúde.
Além de cuidar da alimentação, o Dr Jorge recomenda que devemos fazer exercícios físicos regulares e anular ao máximo o estresse do dia-a-dia, pois ele libera hormônios que contraem as artérias de todo o corpo e exigem mais do coração, causando hipertensão e, no longo prazo, falência de todos os órgãos do corpo.
Procure manter o peso ideal. O IMC (Índice de Massa Corporal) deve estar abaixo de 25. Para calcular o seu IMC, divida seu peso pela sua altura ao quadrado.
Exemplo:
uma pessoa com 60 kg e 1,65 de altura
Peso / altura ²
60 / 1,65²
1,65 x 1,65 = 2,72
60 / 2,72 = 22
IMC: 22
Dia do Coração: entenda mais sobre esse órgão vital e as doenças do coração
Aproveitamos o Dia do Coração para dar as dicas do Cardiologista Dr Jorge, que explica a importância do coração para o corpo e a harmonia junto com os outros órgãos.
“O coração é um órgão vital porque faz circular o sangue. O cérebro recebe a maior parte desse sangue, coordenando o próprio coração e até alterando seu ritmo em resposta a sentimentos ou estresse. Já o fígado, o laboratório do corpo, é capaz, junto com os rins, de manter o sangue limpo para ser bombeado pelo coração e alimentar todas as células do corpo. Daí, todos os órgãos são importantes. A pele, por exemplo, um dos órgãos menos lembrados, é tão importante quanto os outros, pois é a barreira sanitária que nos protege contra invasores.”
Os avanços no tratamento das doenças cardíacas
É possível viver com problemas cardíacos e amenizar os efeitos da perda de qualidade de vida causada pelas doenças. Muitas doenças cardíacas podem ser tratadas com medicamentos, acompanhamento médico, cirurgia e transplantes. Na verdade podemos até viver sem o coração, porque hoje existem corações artificiais. Mas, logicamente, nosso coração natural é bem melhor e todo cuidado é pouco com ele.
As doenças cardiovasculares estão entre as mais letais hoje em consequência da má alimentação, comida em excesso, alta ingestão de toxinas e alto nível de estresse. A dica para a boa saúde é viver em paz, trabalhando na medida do necessário e sem estresse, alimentando-se bem, evitando agrotóxicos e conservantes. E, claro, praticar exercícios físicos regulares, aqueles de suar a roupa, no mínimo três vezes por semana. Lembrando sempre que você deve consultar um médico e fazer exames antes de começar a fazer qualquer atividade física.
Doenças que mais matam no Brasil:
Veja vídeo com mais dicas de médico cardiologista:
Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão Doutíssima! Clique aqui para se cadastrar!