Especialidades > Saúde

Veja quais doenças são transmitidas pela areia da praia

Por Redação Fortíssima 11/01/2016

Vai para o litoral nesse final de semana? Acredite, muitas vezes é preciso se preocupar mais com a areia da praia do que com a água do mar se você não deseja ficar doente. Isso porque ela é capaz de esconder vários tipos de bactérias que você nem imagina quando olha para aqueles grãos finos e uniformes.

areia da praia-doutissima-shutterstock

Nada melhor do que sentar na areia da praia e aproveitar o mar, mas é preciso ter cuidado. Foto: Shutterstock

Riscos escondidos na areia da praia

A areia é capaz de conter vários tipos de micro-organismos – inclusive alguns que podem prejudicar a saúde humana. Não é à toa que, desde 2003, há uma recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para que sejam realizados estudos epidemiológicos sobre o impacto da qualidade da areia na saúde de banhistas.

O objetivo é definir estratégias de vigilância. O problema é que, pelo menos na prática, isso dificilmente acontece. Inclusive, pesquisadores da Universidade do Havaí observaram que, ao longo da última década, os níveis de bactérias fecais na areia da praia foram de dez a 100 vezes maior que na água do mar.

Eles descobriram que essas bactérias se deterioram mais lentamente na areia do que na água, o que ajuda a explicar os níveis identificaodos. Os resultados foram publicados na revista Environmental Science & Technology. 

Por isso não surpreende que um estudo publicado no American Journal of Epidemiology descobriu que cavar – e se enterrar – na areia da praia eleva o risco de diarreia, em razão de patógenos familiares como a Salmonella.

Geralmente, essas bactérias são originárias de aves aquáticas, animais domésticos ou animais selvagens. Quando a matéria fecal deles entra em contato com alimentos, as pessoas podem experimentar sinais e sintomas como dor abdominal, náuseas, vômitos, diarreia, fraqueza, febre baixa e dor de cabeça.

Cuidados com a saúde na praia

Existem alguns cuidados de higiene e saúde básicos para evitar problemas. Ao lavar as mãos depois de cavar na areia da praia, por exemplo, é possível reduzir bastante o risco de bactérias que eventualmente poderiam infectar você. Além disso, avalie sempre o local e veja se não há pontos de esgoto ou escoamento de água.

Coletar conchas pode ser agradável, mas você já pensou sobe o que está prestes a levar para casa? Esses troféus de praia podem parecer limpos, mas é o que você não vê a olho nu que pode ser um risco para a saúde. Insetos, vírus, bactérias e até mesmo produtos petrolíferos são algumas das coisas que podem estar escondidas.

Pense ainda duas vezes sobre não usar chinelos. Agulhas, resíduos animais e vermes são apenas algumas das coisas desagradáveis que se escondem ali. Prefira ainda levar cadeiras ou então uma esteira mais grossa para a praia e evite sentar ou deitar diretamente na areia. O mesmo vale para as crianças. A sua saúde e – a dos pequenos -agradece.

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!