Exercícios

Confira detalhes do treino funcional para idosos e seus impactos na saúde

Por Redação Doutíssima 01/10/2014

Você sabia que os idosos podem se beneficiar, e muito, de um treinamento funcional? Esse tipo de treino concentra-se nas habilidades físicas que as pessoas com mais idade necessitam para viver de forma independente. De quebra, ele trabalha para fortalecer essas habilidades. Veja neste artigo como funciona o treino funcional para idosos e os seus benefícios.

treino-funcional-para-idosos

Exercícios trabalham equilíbrio, força, flexibilidade e resistência dos idosos. Foto: Shutterstock

Como é o treino funcional para idosos

É muito comum, após os 60 anos de idade, as pessoas diminuírem o ritmo de suas vidas, mas através do treino funcional para idosos é possível promover a força, o equilíbrio, a resistência e as atividades aeróbicas – tudo com segurança.

No entanto, como acontece com qualquer forma de exercício para os idosos, eles devem receber a liberação do médico antes de iniciar qualquer atividade física.

Treinamento de força

Muitos idosos vivem sozinhos e têm de gerir as tarefas domésticas, como carregar sacolas de supermercado e levar o lixo para fora regularmente. Sem um treinamento de força adequado, essas tarefas aparentemente fáceis podem gerar danos significativos nos mais velhos.

O treinamento de força em um treino funcional para idosos pode ser realizado com ele sentado em uma cadeira, e nem sequer exige pesos especiais. Uma lata de ervilha, por exemplo, poderá ser usada.

Ao longo do tempo, os idosos poderão conseguir levantar o peso confortavelmente sobre sua cabeça e isso pode estimular a flexibilidade para pegar qualquer item do armário.

Exercícios de equilíbrio no treino funcional para idosos

Um dos problemas comuns com o aumento da idade é relacionado ao equilíbrio. É por isso que as pessoas mais velhas possuem um risco maior em sofrer fratura em razão de quedas, o que requer uma grande quantidade de tempo e esforço para se recuperar com sucesso.

O treino funcional para idosos ajuda a fortalecer as habilidades de equilíbrio e, com isso, evitar quedas. Exercícios como postura unipodal, que é feito com uma das pernas levantadas, podem reforçar o bom equilíbrio e uma boa postura. Manter uma postura adequada também ajuda a reduzir as chances fraturas devido à osteoporose.

Treinamento de resistência

É importante que os idosos tenham uma quantidade adequada de resistência para serem capazes de realizar as atividades do dia a dia sem cansar de modo excessivo. Atividades como caminhar e subir escadas são ótimas maneiras de começar um treino funcional para idosos.

Subir escadas requer uma combinação de resistência e equilíbrio, mas eles devem começar com um pequeno lance de escadas e descansar adequadamente, antes de retornar ao ponto de partida. Com o tempo, os idosos serão capazes de subir e descer uma escada moderada sem fazer uma pausa.

Atividades aeróbicas

Para complementar o treino funcional para idosos, é de extrema importância fazer exercícios aeróbicos, sempre com moderação, para ajudar a fortalecer o coração e os pulmões. Os idosos devem se envolver em exercícios aeróbicos de três a quatro dias na semana.

Para aqueles que possuem artrite, alguns exercícios de baixo impacto, como o andar de bicicleta ou a natação, são recomendados. Dançar é outro excelente exercício para o coração, e como um bônus adicional: a socialização, que mantém a turma da melhor idade longe da depressão.

 

 

Gostou do artigo? Qual é a sua opinião sobre ele? Venha compartilhar suas experiências e tirar suas dúvidas no Fórum de Discussão DoutíssimaClique aqui para se cadastrar!